O Conexão Mundo é um projeto educacional que está integrado às políticas públicas por meio da Lei 10.613 de 24 de dezembro de 2015 e modificado pela Lei 11.655/2020, Portaria nº 481/SEECT/PB, que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba através do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

O projeto contempla estudantes e professores da rede estadual por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais. No ano de 2021, serão ofertadas 8.000 vagas destinadas a alunos da rede estadual para cursos preparatórios de inglês e espanhol, enquanto que, para professores, 60 vagas em cursos de especialização junto à Universidade de Mondragon, da Espanha.

A gestão do programa fica a encargo da Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil (DEDE), na qual foram selecionados os responsáveis pelas funções de Coordenação Geral, Coordenação Pedagógica, Coordenação Administrativa e Apoio Técnico, designados a acompanhar, conforme suas respectivas atribuições, as ações desenvolvidas ao longo da realização das atividades do programa, bem como dos cursos ofertados aos estudantes.

Chamada para Seleção de Profissionais para Apoio Técnico na Área de Comunicação do Projeto Conexão Mundo

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba - FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT, torna público as normas para a realização de chamada para selecionar apoio técnico na área de comunicação para o Projeto Conexão Mundo.


Quem pode participar deste edital de número 058/2021?

- Graduado (a) em Comunicação Social, Comunicação em Mídias Digitais, Cinema e Audiovisual, Jornalismo, Radialismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda.

Atente-se as informações disponíveis no Edital através do endereço eletrônico https://sigfapesq.ledes.net e aos documentos necessários para inscrição, tais como RG, CPF (sempre completos – frente e verso - e legíveis) e documentos comprobatórios de titulação acadêmica, de acordo com o perfil exigido no Edital, entre outros.


Atenção:

Inscrições de 03/12 a 06/12


Acesse o link e realize sua inscrição!

Editais e Resultados: Projeto Conexão Mundo 2021

Lista Oficial de Classificados e Aprovados para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 41/2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba – SEECT/PB, torna pública a lista oficial de APROVADOS E CLASSIFICADOS para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 41/2021, com um total de 5887 vagas remanescentes disponíveis para os Cursos de Línguas Francas (Inglês ou Espanhol), do PROJETO CONEXÃO MUNDO.

Lista de Classificados Preliminares para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 41/2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba – SEECT/PB, torna pública a lista de CLASSIFICADOS PRELIMINAR para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 41/2021, com um total de 5887 vagas remanescentes disponíveis para os Cursos de Línguas Francas (Inglês ou Espanhol), do PROJETO CONEXÃO MUNDO.

Vagas Remanescentes de Estudantes - Edital n° 41/2021

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT/PB, no uso de suas atribuições legais, torna público a lista final de INSCRITOS da seleção de Candidatos para o Projeto Conexão Mundo Edital nº 41/2021.

Lista Final de Aprovados e Classificados para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 35/2021

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT/PB, no uso de suas atribuições legais, torna público a lista final de APROVADOS da seleção de Estudantes para o Projeto Conexão Mundo Edital nº 35/2021, após período de análise de recursos.


Mais uma vez, atenção!


- Os estudantes que não foram classificados neste edital, poderão se inscrever no edital de vagas remanescentes, já publicado, para estudantes da rede estadual, egressos vinculados ao Programa Primeira Chance e para Professores que estão cursando a Especialização na Universidade de Mondragon vinculados ao Conexão Mundo, disponível aqui: https://linktr.ee/conexaomundo


Parabéns a todos e todas!

Convocatória de Estudantes, Egressos do Programa Primeira Chance e Professores para o Projeto Conexão Mundo - Edital nº 41/2021

A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba – SEECT/PB, torna pública a abertura da Convocatória de Estudantes, Egressos do Programa Primeira Chance e Professores da Rede Pública Estadual da Paraíba, com um total de 5887 vagas remanescentes disponíveis para os Cursos de Línguas Francas (Inglês ou Espanhol), do PROJETO CONEXÃO MUNDO.

Aprovados e classificados do Projeto Conexão Mundo - Edital nº 35/2021

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT/PB, no uso de suas atribuições legais, torna público a lista de APROVADOS E CLASSIFICADOS da seleção de Estudantes para o Projeto Conexão Mundo Edital nº 35/2021.


Atenção!


- Os recursos deste Edital deverão ser respondidos até 18:00 min. do dia 27/10/2021 pelo o e-mail: conexaomundopb@gmail.com.


- Os estudantes que não foram classificados neste edital, poderão se inscrever no edital de vagas remanescentes, que será lançado em breve, para estudantes da rede estadual, egressos vinculados ao Programa Primeira Chance e para Professores que estão cursando a Especialização na Universidade de Mondragon, vinculados ao Conexão Mundo.

Convocação dos Estudantes Projeto Conexão Mundo - Edital nº 35/2021

O Projeto Conexão Mundo recebeu inscrições para a seleção de estudantes da 1º série do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba para os Cursos de Línguas Francas em Inglês ou Espanhol.

Foram ofertadas oito mil vagas, sendo, quatro mil para Língua Inglesa e quatro mil para a Língua Espanhola. Os estudantes que tiverem o melhor desempenho no curso terão a oportunidade de participar dos próximo editais para estágios no exterior.

As inscrições podem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no link https://linktr.ee/conexaomundo, no qual também está disponível o edital.

As aulas acontecerão aos sábados, pela manhã ou tarde de forma remota, com duração de três horas-aula.

O projeto Conexão Mundo para os estudantes vai acontecer em três etapas: a primeira será os cursos de inglês e espanhol que vão prepará-los para as etapas seguintes; a segunda etapa consistirá nos exames de proficiência com certificações internacionais realizados no segundo semestre do próximo ano letivo; e a terceira etapa será as ações de internacionalização: os estudantes do ensino profissional da Paraíba que forem aprovados na primeira etapa do Conexão Mundo poderão participar de um edital exclusivo do Primeira Chance para que realizarem estágios nas Instituições Internacionais Parceiras.

Ficou dúvidas? Entre em contato pelo conexaomundopb@gmail.com

Relação de Inscritos Projeto Conexão Mundo - Edital nº 35/2021

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, e a Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia - SEECT/PB, no uso de suas atribuições legais, torna público a lista de INSCRITOS na chamada para selecionar Estudantes para o Projeto Conexão Mundo Edital nº 35/2021.

Estudantes

1° FASE: Cursos Preparatórios

Fruto da parceria com a Bournemouth & Poole College, do Reino Unido e com a Universidad de Salamanca, da Espanha, os cursos preparatórios de línguas francas (inglês e espanhol) são o primeiro passo para os estudantes participantes do Projeto Conexão Mundo ingressarem nas ações de internacionalização da SEECT. Para essa fase, professores de inglês e de espanhol da rede estadual recebem formações com as instituições parceiras, com o objetivo de oferecer um ensino de qualidade para os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Rede Estadual. O certificado de conclusão dessa etapa, que será entregue ao final dos cursos, garante a participação dos estudantes selecionados na segunda fase, sobre a qual falamos a seguir.

2ª FASE: Certificação Internacional de Proficiência

Uma vez preparados, os estudantes estarão aptos a participar da segunda fase do projeto, a qual consiste na realização de exames de proficiência reconhecidos em instituições nacionais e internacionais. Essa certificação é pré-requisito para que os estudantes possam estudar ou estagiar em instituições de ensino de diversos países.

3ª FASE: Ações de internacionalização e Estágios Internacionais

Os estudantes com os melhores resultados poderão se inscrever nos editais da terceira fase do Conexão Mundo, que oferecerá intercâmbio e estágio em parceria com as instituições parceiras no Reino Unido, Espanha, entre outros. Além disso, também serão desenvolvidas ações locais com o objetivo de ampliar as possibilidades de atuação social dos participantes por meio do uso das línguas francas.

Área do Aluno

Os estudantes da 1ª série do Ensino Médio da Rede Estadual da Paraíba poderão participar, em 2021, dos cursos preparatórios de inglês e espanhol do Projeto Conexão Mundo. As aulas serão ministradas na modalidade EAD aos sábados nos turnos manhã e tarde. Também poderão se inscrever estudantes da Educação de Jovens e Adultos que estiverem cursando o ciclo V e estudantes sabatistas, para os quais haverá turmas especiais.

Formação de Professores

Acerca das vivências internacionais para profissionais da educação, o Projeto Conexão Mundo - Formação de Professores segue a premissa de internacionalização da SEECT ao buscar oferecer experiências que abrangem os âmbitos pedagógico, técnico e multicultural. Estas, por sua vez, tornam-se estratégias relevantes para a política educacional do Estado, considerando ações planejadas e executadas de modo a apoiar os professores no desenvolvimento de competências para ensinar e aprender, permitindo a realização de pesquisas, projetos e construções teóricas, a partir de um paradigma colaborativo, centrado na escola, favorecendo a construção de unidades escolares cooperativas, inclusivas, democráticas, autônomas e conectadas às políticas de Rede, além de promover a circulação das boas práticas docentes.

A Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT/PB) elaborou uma série de ações que buscam ressignificar os processos de ensino aprendizagem, capacitações e especializações internacionais durante o período de distanciamento social, considerando as áreas de aprofundamento. Estas, por sua vez, encontram-se relacionadas com as necessidades formativas apontadas nos relatórios emitidos pelo INEP, bem como, orientadas com vistas a impulsionar políticas públicas educacionais e de inovação implementadas pela SEECT, sendo elas: Especialização em Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional em Gastronomia e Hotelaria, Especialização em Formação Pedagógica para Professores de Educação Profissional em Meio Ambiente, Sustentabilidade e Energias e Especialização em Educação Cooperativa. Para tanto, será celebrada a cooperação entre a SEECT e a Universidade de Mondragon especializada nestas áreas de aprofundamento, buscando assim, a melhoria dos profissionais vinculados à Rede Estadual de Ensino.

Instituições Parceiras

Universidade de Mondragon

Durante o período das aulas remotas, os participantes serão orientados por professores da Universidade de Mondragon e assessorados por professores de áreas afins às especializações. Os candidatos também poderão contar com uma equipe de apoio pedagógico da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), que estará acompanhando o desenvolvimento dos projetos e dando suporte ao longo das especializações. A especialização terá início dia 29 de setembro de 2021 e está previsto para terminar no mês julho de 2022. No final do processo de especialização, os professores deverão elaborar um relatório final e entregar até 30 dias após o encerramento do curso. Em seguida, aplicar o projeto de desenvolvimento. Além disso, os professores serão convocados para apresentação pública dos projetos desenvolvidos, em data e canal estipulados pela coordenação do Conexão Mundo. A avaliação do desempenho do professor no Projeto Conexão Mundo - Formação de Professores Mondragon será feita de modo contínuo e culminará na apresentação dos seminários finais.

BPC

A instituição Bournemouth and Poole College (BPC). O BPC é uma instituição pública de educação continuada em Dorset, no Reino Unido (UK) especializado em formações baseadas em tecnologia e inovação e expansão da lingua inglesa como segundo idioma.

Em parceria com a SEECT essa instituição internacional será responsável pela formação dos 10 professores Formadores de língua inglesa do Conexão Mundo. O curso de formação para os professores Formadores será fornecido pela instituição de forma remota.

Universidade de Salamanca

A Universidade de Salamanca é uma instituição de ensino superior pública situada na cidade de Salamanca na Espanha.

Em parceria com a SEECT essa instituição será responsável pela formação dos 10 professores Formadores de língua espanhola do Conexão Mundo. O curso de formação para os professores Formadores será fornecido de forma remota.

Contato: Conexão Mundo

Coordenação Geral

Coordenação Administrativa:

Amanda Siebraamandasiebra@see.pb.gov.br