FAQ - Perguntas Frequentes
SECRETARIA DE ESTADO
DA EDUCAÇÃO E
DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Estamos trabalhando normalmente, de seg à sex das 9 às 18.
Caso mandem email, peça para ficarem atentos ao email de resposta e verificar a caixa de spam para ver se o email resposta não caiu no spam sem querer.
CHIP com defeito ou avariado
Será necessário a Escola se documentar sobre essa situação.
Orientamos que a Escola solicite a devolução aos alunos ou professores que tiveram seus chips avariados.
Em seguida a Escola deve mandar um email para o atendimento@see.pb.gov.br informando todos os dados possivies dos usuários e dos chips.
A SGDES irá desvincular os respectivos chips e solicitar a suspensão/cancelamento do mesmo.
Eescola deverá gurdar o chip avariado e poderá vincular novo chip.
Perda ou Roubo do CHIP
Será necessário a Escola se documentar sobre essa situação.
Orientamos que a Escola solicite aos alunos ou professores que perderam ou tiveram seus chips furtados / roubados que esses façam um BO Boletim de Ocorrência registrando o fato.
Em seguida a Escola deve mandar um email para o atendimento@see.pb.gov.br informando todos os dados possivies dos usuários e dos chips.
A SGDES irá desvincular os respectivos chips e solicitar a suspensão/cancelamento do mesmo.
Eescola poderá vincular novo chip.
Qual horário de atendimento do Claro Monitor
Será necessário a Escola se documentar sobre essa desistência. Sugerimos que a escola gere um termo de desistência onde o responsável pelo aluno assinará, confirmando que não tem a intenção de receber o chip.
Dessa forma a Escola terá documento resguardando-a sobre a desistência
Qual o procedimento para os alunos que desistam ou não queiram receber o chip.
Será necessário a Escola se documentar sobre essa desistência. Sugerimos que a escola gere um termo de desistência onde o responsável pelo aluno assinará, confirmando que não tem a intenção de receber o chip.
Dessa forma a Escola terá documento resguardando-a sobre a desistência
Nenhum chip está pegando sinal de rede.
Os chips foram distribuídos de acordo com informações da TIM.
A TIM mapeou as cidades que ela atende e foi esse um dos fatores de determinação da distribuição. Caso a área não tenha sinal, favor não entregar chips, e reportar para GRE o fato.
A GRE deve reportar a Gerência de TI o acontecido.
A Gerência de TI irá questionar a TIM a falta de sinal e solicitar providencias.
Não estou conseguindo instalar o aplicativo Claro Monitor no aparelho XIOME REDMI, NOTE 8.
Segundo a Claro: O aplicativo Claro Monitor não tem suporte para aparelhos Xiaomi, que possuam MIUI 11 e MIUI 12. A informação sobre o MIUI pode ser encontrada em Configurações > Sobre o Telefone.
Aparece a mensagem Bloqueio por PIN/PUK ou informa que o chip está bloqueado. O que fazer?
É necessário inutilizar o chip e iniciar o processo do zero, com um novo chip, inutilizar o chip significa parar de usá-lo e devolver à escola que lhe forneceu o mesmo.
Dica: o Chip Claro sempre precisa estar alocado no Slot 1 do aparelho.
Outro ponto a ser lembrado é que existem 2 tipos de PIN. Um que é o PIN do CHIP que é colocado de forma automática pelo App Claro Monitor, e outro que é o PIN de Bloqueio de Tela, esse o próprio usuário quem colocou e esse ele que tem que digitar manualmente.
Lembrete: Nunca digitar manualmente nenhum PIN de bloqueio do CHIP pois essa ação é feita de forma automática pelo App Claro Monitor.
Para evitar futuros problemas, é de extrema importância que o aluno não se esqueça do PIN que ele mesmo coloca para Bloqueio da Tela, pois caso esqueça será necessário um Hard Reset do dispositivo pessoal.
Solução paliativa: Caso o aluno/Pais esteja precisando muito do aparelho novamente, uma forma de contornar o problema de aparelho bloqueado é tirar o chip Claro do dispositivo, deste modo a tela de bloqueio do Chip não irá mais aparecer e o dispositivo pode voltar a ser usado normalmente. Dando deste modo tempo para o aluno solicitar um novo Chip, caso seja cabível de solicitação.
O aplicativo Whatsapp pode ser utilizado no chip que a escola forneceu?
Sim, o Whatsapp está liberado para o chip do aluno. Referente a ativação do aplicativo Whatsapp, os chips tem a liberação de recebimento de SMS, então deste modo é possível receber o SMS de ativação pelo Whatsapp e fazer ele funcionar com o Chip.
O aluno ou professor não quer instalar o app (porque o mesmo já vem apresentando problemas nos aparelhos)?
De acordo com contrato, os dados móveis serão gerenciados pelo app Claro Monitor, por isso o app tem que ser instalado.
Nem o aluno nem a família tem um celular disponível para a instalação do aplicativo?
A ação / Programa do governo do Estado está disponibilizando os chips com dados móveis.
O aluno ou família não quer disponibilizar o aparelho ou não quer o chip.
O acesso aos dados móveis será mediante instalação do chips fornecido pelo Governo do Estado, e os dados móveis serão gerenciados pelo app Claro Monitor, por isso o app tem que ser instalado.
O aparelho precisa estar limpo, pois ao validar o chip, apagará tudo?
De acordo com a Claro Monitor, isso não deve acontecer.
O celular do aluno(a) / professor(a) só pega 1 chip?
Retire o chip pessoal e inserir o do plano de Dados.
Alguns sites e aplicativos estão bloqueados no meu smartphone após instalação do Claro Monitor, por que?
O chip disponibilizado pela SEDUC deve ser utilizado de forma única e exclusivamente para acesso a conteúdo educacional, caso o usuário queira acessar aplicativos e sites que não correspondem com o propósito educacional o usuário deve utilizar outra conexão de internet, seja via WI-FI ou até pelo Chip de dados Pessoal.
Aparece no smartphone a mensagem “Você precisa atualizar as configurações de rede e serviços claro do seu aparelho, se necessário digite PIN 1234 para começar.”
Essa mensagem deve ser ignorada, pois o próprio sistema já irá atuar para resolver isso. Uma vez ignorado essa mensagem, deve ir para o procedimento de instalação descrito no Vídeo.
Como vejo o número do telefone para poder terminar o cadastro? Não chegou mensagem e no chip não tem.
O cadastro deve ser realizado pela escola. Usando o sistema de vincular chip a aluno. Dessa forma no recibo assinado pelo aluno e no relatório do Agente te o numero do telefone
Telas de Erros
De acordo com a claro monitor, este tipo de erro acontece porque o número já foi habilitado.
Tela de bloqueio
Este caso não seria uma nova tela de erro e sim uma característica dos modelos LG k10 e similares:
Quando ficam muito tempo sem bateria essa tela aparece.
Basicamente o usuário deve se lembrar da senha q colocou e aplicar a mesma no campo.
Lembrando q se o contador chegar a zero o aparelho formata de fabrica...
Telefone com dois chips
Este número não está habilitado para utilizar o Claro Monitor! Para realizar a ativação entre em contato com o administrador da sua empresa.
Resposta:
Esse erro geralmente acontece quando o ambos os chips estão inseridos no aparelho no momento da instalação do Claro Monitor.
Sugestão:
1 - Remover todos os chips;
2 - Inserir apenas chip da Tim (Conecta PB Educa) no slot 1;
3 - Realizar o processo de instalação e configuração do Claro Monitor;
4 - Após concluir com sucesso, reiniciar o aparelho e verificar se permanece em funcionamento;
5 - A partir desse momento já pode inserir o chip particular no slot 2 com segurança;
Tela de bloqueio - PIN Chip
PIN do CHIP = Automatico
Após reiniciar o aparelho, aparecerá esta tela.
Nesse caso o aluno não precisará digitar o PIN.
Aguarde alguns instantes que o próprio aparelho preencherá automaticamente.
Tela de bloqueio - PIN Aparelho
PIN da tela Preta, NÃO se deve iniciar com o digito Zero
Para o PIN da tela preta, o aluno deve colocar e não esquecer o PIN que colocou.
Informação Extra: Esse pin de tela preta que o aluno coloca, NÃO deve ser iniciado com Zero, senão dá problema.
E o problema é não ser reconhecido. Caso o PIN seja iniciado com 0 (zero) o aparelho reconhecerá como PIN inexistente.
Sugestão:
1 - Retirar chip da Tim.
2 - Recolocar chip particular e alterar o PIN.
3 - Refazer novamente o procedimento.
Sobre Posição de Apps
Aparelho acusa mensagem informando Recurso não disponível na opção: "Sobreposição de tela"
Solução do Problema
Obs: Essa funcionalidade pode ter outros nomes específicos em outros aparelhos.
1 - Clicar configurações do celular
2 - Em seguida digitar: "sobre..." e escolher opcao Sobrepor a outros app
3 - Sobrepor a outros app
4 - Escolher Claro Monitor na lista
5 - Ativar opção: Permitr sobreposição a outros app.