CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS
COORDENAÇÃO DA ÁREA
[ nome]
Biografia
....
Objetivos pretendidos no projeto TV Paraíba Educa
......
PROFESSORES MINISTRANTES
Componentes Curriculares: Filosofia
Alexandre Augusto
Biografia
Especialista em Filosofia da Educação desde 2008 e faço parte do corpo docente da cidade de Cajazeiras-PB.
Abordagem pedagógica
Uma metodologia clara para fácil entendimento dos alunos!!
Componentes Curriculares: Geografia
Caio Américo

Biografia
Bacharel e Licenciado em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre pelo PPGG da UFPB e Doutorando pelo PPGEO da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tenho as seguintes experiências na educação básica: a) coordenador e professor de Geografia da rede pública e privada, b) autor de livro didático, c) ministrante de cursos de formação continuada de professores da Rede Estadual de Ensino da Paraíba, d) elaborador de questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para editoras e portais educacionais, e) redator da Proposta Curricular do Estado da Paraíba e f) professor ator para TV e plataformas virtuais de aprendizagem. Além disso, tenho experiência na área científica, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia da Saúde, Climatologia Geográfica e Geoprocessamento. Atualmente é pesquisador do Grupo de Estudos em Climatologia Tropical e Eventos Extremos (TROPOCLIMA) da UFPE e do Núcleo de Estudos e Pesquisas (NEPEL) do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de Pernambuco (Lacen-PE) da Secretaria de Saúde
Abordagem pedagógica
A abordagem dos conteúdos está associada à progressão cognitiva da aprendizagem, partindo das experiências mais imediatas dos alunos até locais mais distantes com características semelhantes e diferentes dos seus locais de vivência e que levem em conta as transformações do espaço geográfico ao longo do tempo pela ação antrópica e natural.
A metodologia de ensino está associada à abordagem expositiva devido à modalidade EaD, mas o enfoque é construtivista que estimula os alunos a resolver problemas e elaborar hipóteses. O software utilizado para produção da videoaula é a versão deluxe do Screecast-O-Matic.
Os principais objetivos pedagógicos que pretendo alcançar pressupõem a formação de cidadãos críticos, tendo como princípio ético os pressupostos democráticos. Com isso, através das aulas de Geografia, os alunos da TV PB Educa se tornarão cidadãos responsáveis social e ambientalmente, de modo que podê-lo-emos viver em uma sociedade onde predomine o respeito à diversidade social, ambiental e cultural.
Jefferson Pontes

Biografia
Sou licenciado em Geografia e professor do ensino fundamental e médio de escolas particulares e concursado do Estado da Paraíba desde 2013. Fui convidado para desenvolver as atividades no Paraíba Educa e aqui estamos desde o início do Projeto.
Abordagem pedagógica
Faço uso da Geografia Crítica, tento inserir os nossos estudantes na compreensão dos conceitos geográficos a partir da sua realidade de vida, sempre contextualizando os fenômenos sociais, naturais, econômicos e culturais.
Componentes Curriculares: História
João Pedro Holanda

Biografia
Sou João Pedro Holanda, um recifense perdidamente apaixonado pelo o que faço. Professor por vocação e por formação, apesar de jovem, já carrego uma grande experiência docente e estou na rede pública da Paraíba há 3 anos.
Sou formado pela Universidade Federal de Pernambuco e pós-graduando em Educação. Na Universidade, desenvolvi pesquisas acerca da História da América Latina e História Social, sempre comprometido com a transformação destes materiais em recursos pedagógicos.
Acredito firmemente que a Didática é um instrumento de amor, e é ela o meu grande diferencial. Aposto em aulas dinâmicas, empolgantes, descontraídas, e encontrei na TV Paraíba Educa um lugar privilegiado para concretizar o projeto de democratização do ensino que eu tanto acredito.
Abordagem pedagógica
Ao ensinar História, busco sempre criar pontes. Não acredito em uma história mofada, velha e escondida dentro de um baú. A história é viva, é pulsante e o tempo a sua grande matéria prima. Busco nas minhas aulas, demonstrar como a história pode nos auxiliar a enxergar o mundo de uma maneira diferente, pode ajudar a guiar nossas ações e escolhas, bem como mostrar as profundas raízes das diversas questões que nos inquietam no presente.
Raíssa Costa

Biografia
Professora licenciada em História pela Universidade Federal de Campina Grande, com mestrado em História pela mesma instituição.
Ministra a disciplina de História na Educação Básica (Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio) desde 2013 em instituições privadas e públicas da cidade de Campina Grande.
Abordagem pedagógica
As vídeoaulas são produzidas seguindo uma sequência didática e roteiros previamente elaborados de acordo com a BNCC, com objetivos claros sobre as habilidades a serem desenvolvidas a partir dos conteúdos ministrados. É dada especial atenção a linguagem a ser utilizada para que seja acessível e de fácil compreensão, assim como o uso slides com imagens e conceitos para auxiliar a exposição das ideias, assim como possibilitar uma maior dinamicidade aos vídeos.
Componentes Curriculares: Sociologia
Carlos Joseph

Biografia
Olá, sou Carlos Joseph. Professor de sociologia escolar há quase 10 anos pela Secretaria Estadual de Educação da Paraíba. Fui preceptor da residência pedagógica pela UEPB. Já trabalhei com formulação de conteúdo de sociologia para cursinhos e escolas. Sou atualmente mestrando em Ciências Sociais pela UFCG, Universidade na qual também terminei a licenciatura em Ciências Sociais. Ainda faço especialização em Cinema e Audiovisual e possuo interesse nas áreas de formação de professores de sociologia, em estudos sobre antropologia da performance e da imagem.
Abordagem pedagógica
Minhas aulas são ministradas através de vídeos gravados pelo programa Powerpoint. Portanto, meus principais objetivos é que os alunos conheçam a Química de uma forma prática e fácil para que o "medo" em relação a essa disciplina venha a se desfazer.
Tony Barros

Biografia
Me chamo Claudistony Barros. Sou licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande e mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba. Desde o final da licenciatura e mestrado adentro tenho pesquisado com maior interesse o ciberespaço e as novas formas de sociabilidade dele resultante em redes sociais, sites de relacionamento e Educação a Distância.
Na rede estadual sou professor desde 1998, ainda como protempore quando lecionava História e Geografia. Fiz o concurso para seleção de professores de Sociologia e Filosofia em 2008 e tenho lecionado exclusivamente Sociologia desde aquela época. Na UFPB, entre 2007 e 2013, fui tutor e coordenador de tutoria do Curso de Pedagogia a Distância.
Fui construindo, mesmo sem muita pretensão, um currículo de experiência com a educação a distância e, agora, com a educação remota que – concordo, não se confundem- daí porque a minha experiência com a TV Paraíba Educa me tem sido muito desafiadora, mas também enriquecedora. Ela tem me servido para melhor me conhecer como docente.
Se é verdade que para uma melhor desenvoltura no vídeo, o treino no espelho é imprescindível, diria que, para um maior autoconhecimento enquanto docente e melhor desenvoltura em sala de aula presencial, a experiência da videoaula é, no mínimo, significativa. Planejar, produzir e ministrar essas videoaulas tem sido o exercício de espelhamento pelo qual tenho me percebido cada vez mais falho, mas também cada vez mais em construção.
Em termos de abordagem pedagógica, uma coisa que me tem sido bastante cara nessa experiência é encontrar o equilíbrio entre a forma e o conteúdo de sociologia e a duração e meio da relação, propriamente educativa, mas tenho me guiado pelas influências mais ou menos legítimas que pregam o ensino libertário e emancipador, buscando pela influência de Freire, por exemplo, manter em vista sempre a realidade social do ouvinte e a certeza de que o conhecimento que se constrói socialmente na própria relação pedagógica e não na relação autoritária da hierarquia embrutecedora do mestre com seu aprendiz.
Abordagem pedagógica
Em termos de abordagem pedagógica, tenho me guiado pelas influências mais ou menos legítimas que pregam o ensino libertário e emancipador, buscando pela influência de Freire, por exemplo, manter em vista sempre a realidade social do ouvinte e a certeza de que o conhecimento que se constrói socialmente na própria relação pedagógica e não na relação autoritária da hierarquia embrutecedora do mestre com seu aprendiz, segundo aquilo que pouco se conhece do Método do filósofo e educador francês Joseph Jacotot.