CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
COORDENAÇÃO DA ÁREA
Izabelle Dutra

Biografia
Possui graduação em Ciências Biológicas e Enfermagem pela Universidade Estadual da Paraíba-UEPB. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB. É professora de Biologia na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) desde 2013. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão, com ênfase em Educação Profissional, produção de material didático e elaboração de cursos para formação de professores na modalidade EaD. Atualmente desenvolve pesquisa na área de Educação em Saúde e gerenciamento de complicações causadas por arboviroses emergentes como Zika e Chikungunya. Realizou capacitação profissional em educação e inovação através do programa Gira Mundo Professores do Governo do Estado da Paraíba na Universidade de Ciências Aplicadas de Hame (HAMK/Finlândia), programa do qual atuou como parte da Equipe de Coordenação na função de assessoria pedagógica. Fez parte da equipe de governança de implementação da Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) como redatora de currículo do Componente Ciências para o ensino Fundamental junto ao Governo da Paraíba. Toda experiência profissional corrobora para a atuação junto a coordenação da área de Ciências da Natureza e suas tecnologias na TV Paraíba Educa.
Objetivos pretendidos no projeto TV Paraíba Educa
Colaborar com a construção de uma educação pública de excelência no Estado da Paraíba através da execução de um projeto inovador e inclusivo. Ofertar aulas na área de Ciências da Natureza que abordem para além do conteúdo, temas de atualidade na área, promoção da interdisciplinaridade, estímulo à pesquisa e ao lúdico.
PROFESSORES MINISTRANTES
Componentes Curriculares: Ciências e Biologia
Alena Melo

Biografia
Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB/2007). Especialista em Fundamentos da Educação - Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Universidade Estadual da Paraíba - (UEPB/2014). Mestre em Ensino de Biologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em regime de colaboração com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2019). Capacitação na School of Professional Teacher Education pela instituição Hamk University of Applied Sciences (Finlândia). Colaboradora na Proposta Curricular do Ensino Fundamental do Estado da Paraíba, modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) (2019). Redatora do componente curricular de Biologia na Proposta Curricular do Ensino Médio do Estado da Paraíba (PCEM), área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (2019/2010). Técnica de Laboratório de Biologia na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) desde 2010 até os dias atuais. Coordenadora do Projeto de Extensão intitulado "Mobgrafia como ferramenta para o ensino de Botânica", desenvolvido pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) junto à comunidade do bairro do Cristo Redentor no município de João Pessoa, Paraíba. Professora efetiva da Rede Estadual de Ensino da Paraíba desde 2013. A trajetória profissional e os trabalhos desenvolvidos com currículo, práticas pedagógicas, elaboração de materiais didáticos, ensino de Biologia e formação de professores me trouxeram à equipe de professores ministrantes da equipe da TV Paraíba Educa e todo o trajeto até aqui contribuíram para a realização de um trabalho voltado a minimizar as lacunas de aprendizagens que os estudantes estão enfrentando durante o período de isolamento social em virtude do impedimento da realização de aulas presenciais.
Abordagem pedagógica
A proposta metodológica escolhida para as aulas ministradas pela TV Paraíba Educa tem por objetivo atender às demandas atuais do ensino remoto, mas sobretudo de vir consolidando uma proposta de ensino híbrido pós pandemia. O planejamento das aulas tem como objetivo mediar a aprendizagem dos estudantes em torno das habilidades e competências trazidas na Base Nacional Comum Curricular de forma contextualizada e com o intuito de aproximar a Ciência das vivências cotidianas dos estudantes, de maneira que possam se perceber como parte atuante nas transformações da sociedade. As aulas também visam auxiliar professores da rede quanto ao planejamento e a produção de videoaulas orientadas pelas novas exigências do currículo da Educação Básica.
Fábio Giovanni

Biografia
Sou Biólogo, com curso de licenciatura e bacharelado em Ciências Biológicas (UEPB) e Pós-graduações de mestrado e doutorado na (UFCG). Atuo como professor na rede pública de ensino desde o ano de 2001, onde tive maior experiência em séries finais do Ensino Médio, com maior foco na preparação dos jovens para execução dos vestibulares e, em atual cenário, do ENEM.
Abordagem pedagógica
A abordagem pedagógica deve ser pautada, para o ensino de Ciências e Biologia, nos temas voltados à Meio Ambiente, Tecnologias e Saúde pública, visto a necessidade de contextualização e sistematização dos conteúdos em relação aos valores e processos cotidianos.
Juliana Melo

Biografia
Sou educadora há 13 anos, totalmente dedicada ao que faço, pois acredito no poder transformador da educação. Licenciada em Ciências Biológicas pela UFPB e Especialista em Educação pela UEPB. Desde a graduação, atuei em diversos projetos relacionados à Educação Ambiental, sobretudo no Bioma Caatinga. Iniciei minha docência no Cariri e desde então, não tenho parado mais. Já trabalhei em diversas escolas de João Pessoa e sou natural da capital. Em 2012, fui aprovada no concurso público para professor do Estado da Paraíba e venho desenvolvendo meu trabalho junto a esse público tão cativante. Ao receber o convite para a TV PARAÍBA EDUCA, vi uma oportunidade de universalizar a educação, meu principal objetivo profissional e desde então, tenho colaborado para esse projeto de excelência.
Abordagem pedagógica
Na produção das vídeo aulas, busco contemplar ao máximo a contextualização, para que o aluno possa se sentir incluído no processo de ensino-aprendizagem. Para que a aprendizagem seja, de fato, significativa, tenho como objetivos pedagógicos principais uma linguagem compreensível e a produção de aulas dinâmicas e sintéticas.
Componentes Curriculares: Física
Marcos Pimenta

Biografia
Sou alguém apaixonado pela ciência, pela tecnologia e pela educação. Foi por meio dessas paixões, que hoje sou um feliz professor de Física; que vive em busca de se tornar o melhor professor possível. Minha busca por desafios que favoreçam meu crescimento profissional e o interesse em ajudar meus alunos a alcançarem seus projetos de vida, me trouxeram a participar desse interessante projeto da TV Paraíba Educa. Com relação a minha formação acadêmica; sou mestre em ensino de Física.
Abordagem pedagógica
Minha abordagem pedagógica é fundamentada na construção de uma aprendizagem significativa. Que o conhecimento adquirido pelo aluno no estudo da Física, seja um conhecimento para a vida.
Tiago Marques

Biografia
Sou graduado pela Universidade Federal da Paraíba. Meu primeiro curso foi Química, após um ano de curso fiz vestibular novamente e passei para Licenciatura em Física. Desisti do curso de Química e concluí minha graduação em Física. Tenho aproximadamente 10 anos de experiência na rede particular. No ano de 2019 fui aprovado no concurso para professor do Estado e esse ano (2020) fui convidado a participar do projeto Paraíba Educa.
Abordagem pedagógica
A abordagem que adoto é a de trazer a Física formal apresentada nos livros para as experiências diárias de vida de meus alunos. Quero mostrar que a Física está presente em muitas atividades que realizamos na nossa vida.
Componentes Curriculares: Química
Laís Raquel

Biografia
Me chamo Laís Raquel, sou graduada em Química pela Universidade Estadual da Paraíba ( UEPB). Atualmente sou aluna do Curso de Especialização no Ensino de Química e Biologia. Natural da cidade de Imaculada ( Alto sertão), trabalho há alguns anos na Escola Estadual Santa Catarina e atualmente faço parte do grupo Paraíba Educa.
Abordagem pedagógica
Minhas aulas são ministradas através de vídeos gravados pelo programa Powerpoint. Portanto, meus principais objetivos é que os alunos conheçam a Química de uma forma prática e fácil para que o "medo" em relação a essa disciplina venha a se desfazer.
Vinícius Lins

Biografia
Graduado em Química pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba - IFPB. Especialista em Fundamentos da Educação, com linha de pesquisa em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares - UEPB, tendo como trabalho de conclusão de curso a confecção e utilização de aparelho eletroquímico, que favorecia a extração do hidrogênio da água, para uso como combustível alternativo e método de aplicação interdisciplinar no ensino de química. No mestrado obteve o título de Mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, com área de pesquisa em Ensino de Química - UEPB, com pesquisa voltada para elaboração de uma rede de difração com uso de utensílios do dia a dia, apresentando um ensino voltado para a não absorção do conhecimento. Exerceu o cargo de Professor da disciplina de Química Geral - I e Química Geral - II do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - Campus Canguaretama/RN. Atuou recentemente nas disciplinas de Química Analítica Qualitativa, Química Analítica Quantitativa, Química Analítica Instrumental e Estatística Aplicada à Química, para o curso Técnico Integrado em Química e o curso Superior em Tecnologia de Processos Químicos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN - Campus Nova Cruz/RN. Também trabalha em escolas da rede pública e privada e em cursinho preparatório para o ENEM, como Professor da disciplina de Química. Lecionou nas disciplinas de Química Geral, Química Orgânica e Bioquímica na Universidade do Vale do Acaraú (UVA/UNAVIDA-Campina Grande-PB). No IFRN, além de docente do componente curricular de Química dos cursos técnicos e superiores, também fez parte da Comissão em Implantação do Laboratório de Química do Campus Canguaretama/RN, bem como membro do Colegiado do curso de Eletromecânica. Exerceu o cargo de Coordenador da Área de Ciências Exatas e da Natureza da Escola Cidadã Integral Compositor Luis Ramalho em João Pessoa - PB. É vinculado como docente efetivo à Secretaria de Educação e da Ciência e Tecnologia do Estado da Paraíba.
Abordagem pedagógica
Uso de uma abordagem metodológica focada na aprendizagem significativa, de modo interdisciplinar, visando a não mecanização do conhecimento químico. Desse modo, tendo como objetivos a não educação bancária, uso de sequências didáticas, apresentando para o aluno uma visão de mundo, com o ensino químico voltado para a vida.