PROGRAMA

RESULTADO

Os resultados das equipes selecionadas na Etapa Estadual do Programa de Empreendedorismo e Inovação Ouse Criar encontram-se no site do Paraíba Educa e no Diário Oficial do Estado da Paraíba (DOE).


A equipe Ouse Criar parabeniza os 20 (vinte) times aprovados na etapa estadual. Essa conquista é prova de esforço e determinação, que mesmo em meio a um cenário pandêmico, as equipes souberam se reinventar e recomeçar os sonhos e os projetos de vida.


Agora, é o momento de celebrar e de focar no futuro, vislumbrando a próxima etapa do Programa, para que só venham a crescer e se desenvolver de maneira ostensiva e excepcional.

OUSE CRIAR - Etapa Estadual

Com o objetivo de minimizar a propagação referente ao COVID-19 e com a leitura do cenário atual de pandemia, as atividades do programa Ouse Criar instituído pela Lei de N° de 11.535 publicada no diário oficial na data de 05/12/2019, encontra-se de sobreaviso respeitando as recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Governo do Estado da Paraíba, visto que todas as atividades da primeira fase do programa Ouse Criar necessitam de aglomerações. Logo, a etapa estadual do Programa acontecerá de maneira remota nas datas de 14 a 18 de dezembro.

OUSE CRIAR – ETAPA ESTATUAL .pdf

HOMOLOGAÇÕES OUSE CRIAR

Projetos Homologados referentes ao Programa Ouse Criar, para etapa estadual .

Debates sobre os eixos temáticos soluções governamentais, Inovação e desenvolvimento regional, Tecnologias educacionais e Tecnologias sociais, teve o intuito de estimular ideias sobre empreendedorismo e criatividade como política pública para os jovens que pretendem adentrar neste universo prolífero.

ATENÇÃO

Estudantes do Primeiro ano do Ensino Médio da Nossa Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

"Em nome da Secretaria do Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia.

Agradecemos a todos e todas pela participação na primeira etapa do Programa de empreendedorismo e inovação Ouse Criar. Parabenizamos pelos belíssimos projetos que atenderam aos critérios solicitados com maestria.

Isso reforça o quanto os (as) professores(as) e os (as) estudantes do nosso Estado tem grande potencial para desenvolver as habilidades e competências do século XXI."

PROGRAMA OUSE CRIAR

O Programa de Educação para Inovação e Empreendedorismo na Rede Estadual de EnsinoPrograma OUSE CRIAR é uma ação promovida pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba - SEECT, com o objetivo de estimular o desenvolvimento de jovens empreendedores.

Isso será realizado por meio do fomento, sistematização e implementação de ações educacionais, tecnológicas e inovadoras que promovam a criação e melhoria contínua de produtos e/ou processos, como o surgimento de novos empreendimentos a partir de soluções de problemas contextualizados.

O Programa possui três fases, trazendo para os estudantes a relevância de trabalhar os métodos científico e crítico e reconhecendo a tecnologia como ferramenta norteadora de seus projetos empreendedores.

Como surgiu o Programa Ouse Criar?

O OUSE CRIAR surgiu inicialmente como uma série de desafios e maratonas dentro das salas de aula de escolas da rede estadual, e posteriormente fez parte também do Campus Academy, por meio de hackathons.

O Programa OUSE CRIAR foi oficializado no dia 03 de dezembro de 2019, tornando-se Lei Estadual de no 11.535. Alinhando-se com a tecnologia, empreendedorismo e inovação.

Ele surgiu de uma iniciativa da Secretaria de Educação da Paraíba em desenvolver um espaço oportuno que possibilitasse os estudantes a terem contato com a inovação e o empreendedorismo já no universo escolar, com o intento de promover aos alunos e alunas o papel de protagonistas de seus projetos de vida.

O que o Programa oferecerá?

O Ouse Criar oferecerá recursos de subvenção econômica, fomento para os projetos e capacitações para incentivar empreendedores a transformarem suas ideias em negócios de sucesso.

Ele visa contribuir para a ampliação da quantidade e melhoria da qualidade das propostas de empreendimentos de base tecnológica submetidas aos ambientes promotores de inovação existentes no país, tais como incubadoras e aceleradoras de empresas, espaços de coworking, laboratórios abertos de prototipagem, parques e polos tecnológicos, entre outros.

O Programa deve ainda ser uma iniciativa particularmente relevante para a disseminação da cultura do empreendedorismo inovador na Paraíba e para a geração acelerada de novos empreendimentos de base tecnológica alinhados com as vocações de desenvolvimento econômico, social, científico e tecnológico das diferentes regiões do estado.

Qual o objetivo do Programa?

O Programa OUSE CRIAR possui os seguintes objetivos, de acordo com o artigo 5º da Lei Estadual no 11.535 de 03 de dezembro de 2019 (PARAÍBA, 2019):

I - fomentar o desenvolvimento científico e tecnológico estadual considerando a inovação e o empreendedorismo;

II - Dar oportunidade aos estudantes e egressos da rede estadual de ensino à inclusão social e tecnológica, por meio da inovação e do empreendedorismo;

III - estimular a educação empreendedora nos jovens, tendo como base seus projetos de vida, buscando conceitos, conhecimentos e técnicas que auxiliem na resolução de problemas do cotidiano com os quais terão de lidar na vida profissional;

IV - fortalecer processos de ensino e aprendizagem que considerem conceitos educacionais centrados no estudante, bem como em agendas internacionais propostas pela UNESCO (Um Tesouro a Descobrir e a Agenda 2030).

V - incentivar a trajetória dos estudantes em um itinerário de empreendedorismo e inovação, ampliando as escolhas dos estudantes e contribuindo para diminuição da evasão escolar;

VI - fomentar a articulação entre a rede estadual e o setor comunitário e produtivo, assim como com empresas, fortalecendo o ecossistema de inovação e empreendedorismo;

VII - promover ações que fomentam a inovação por meio de maratonas, hackathons, imersões, intercâmbios, entre outras de caráter local, regional, estadual, nacional e/ou internacional;

VIII - desenvolver ações de acompanhamento e mentoria junto aos beneficiários do Programa, integrando os seus projetos de vida ao mundo do trabalho e às competências do século XXI.

GRE's - Gerências Regionais de Ensino

MANUAL - PROGRAMA OUSE CRIAR

Comunicado sobre a Etapa Escolar

Situação e Problemáticas das Escolas

Os estudantes do 1o ano do ensino médio participantes da seleção da etapa 1 (um) do OUSE CRIAR que ocorrerá em suas respectivas escolas deverão, por meio de ideias criativas, solucionar as situações-problemas propostas no quadro abaixo. Neste, estão sugeridas questões relacionadas a cada eixo temático proposto no edital.

AGENDA - Programa Ouse Criar

Central de Ajuda - Ouse Criar

FAQ - Perguntas Frequentes

O que são as trilhas da inovação ?

As trilhas da inovação são universos que trabalham com as habilidades e competências tecnológicas dos (as) estudantes e mentores(as) no programa OUSE CRIAR.

Quais são as fases do OUSE CRIAR?

As fases estão divididas em três momentos: Hackathons e Trilhas da inovação para os (as) estudantes do primeiro ano do ensino médio; Desenvolvimento de projetos (incubação e aceleração) para os (as) estudantes do segundo ano do ensino médio e a criação das Startups na fase final para os (as) estudantes do terceiro ano do ensino médio.

Quem pode participar do programa?

De acordo com a lei N° 11.535 data 05/012/2019 OUSE CRIAR Art. 2° Poderão ser beneficiários do OUSE CRIAR: I – estudantes da rede estadual de ensino; II – egressos da rede estadual de ensino; III- estudantes de instituições de ensino superior públicas; e professores(as) lotados nas escolas da Rede Estadual de ensino da Paraíba.

Qual a carga horária dos(as) Professores(as)/Mentores(as)?

Exercerão suas atribuições 04 horas semanais, destinado para a mentoria da equipe.

Quantas Etapas temos na primeira fase?

Existem três principais etapas, dentro da primeira fase.
Etapa escolar: Formação das equipes;
Etapa regional: seleção dos times para representar a Gerência; e a
Etapa Estadual: seleção das 20 equipes para fase desenvolvimento no Programa Ouse Criar.

Quais critérios para participar do Programa Ouse Criar?

Ser estudante regularmente matriculado na Rede Estadual de Ensino da Paraíba, ter frequência de 75% e com a média maior ou igual a sete nas disciplinas de português e matemática.

Quem pode ser mentor(a) do OUSE CRIAR?

Todos(as) Professores(as) lotados na Secretaria de Estado da Educação da Ciência e Tecnologia da Paraíba.

De quantos participantes é composta cada equipe?

Um (a) professor/mentor e cinco estudantes do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino da Paraíba.

Qual aporte financeiro as equipes receberão do Programa Ouse Criar?

O aporte será destinado aos 20 (vinte) projetos da fase desenvolvimento no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), dividido em duas parcelas semestrais. Na fase Startup será destinado R$ 20.000,00 (vinte mil reais), também dividido em duas parcelas semestrais.

E-mail: ousecriar@see.pb.gov.br