Orientações para Submissão dos Relatórios do Programa Celso Furtado

Etapa Estadual:

Parabéns, Equipe, por ter chegado até esta fase do Desafio Celso Furtado!


Neste momento, serão submetidos os relatórios e o vídeo contendo o Pitch. Ambos serão avaliados por uma banca examinadora.

É de extrema importância que os/as mentores/as façam uma leitura minuciosa das exigências do edital, assim como das orientações disponíveis na página do Programa, no momento de construção e envio dos materiais.

OBS: Ao finalizar o preenchimento do formulário, não esquecer de clicar no espaço ENVIAR e certificar-se de que a resposta foi registrada. Desse modo, uma confirmação será enviada para o e-mail do/a responsável.

Modelo de Relatório do
Programa Celso Furtado 2021

Relação Final de Projetos Classificados -
Programa Celso Furtado 2021

Relação de Projetos Classificados após recursos -
Programa Celso Furtado 2021

Relação Preliminar de Projetos Classificados -
Programa Celso Furtado 2021

Lista Final de Projetos Submetidos - Programa Celso Furtado 2021

Lista de Projetos Submetidos - Programa Celso Furtado 2021

Submissão dos Projetos - Programa Celso Furtado

Formulário de perguntas e respostas: Programa Celso Furtado 2021

Editais e Resultados: Programa Celso Furtado 2021

Lista das Equipes Vencedoras: EDITAL 0202020

Convocação: Especialistas, Bolsistas e Voluntários

Lista final dos especialistas aprovados e classificados após retificação

Lista final das escolas deferidas e indeferidas no Programa Celso Furtado - 2021

Modelo do Projeto de Desenvolvimento

Manual Pedagógico do Programa Celso Furtado

Relação de Equipes Inscritas

Relação dos Especialistas Aprovados e Classificados

Lista de Especialistas Inscritos Homologados

Lista de Especialistas Inscritos

Inscrição das Equipes

O GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, abre o período de Inscrições para as Equipes Escolares no PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL instituído pela MP 300 de 14 de Julho de 2021, mediante critérios, condições e cronograma estabelecidos no EDITAL Nº. 025/2021 – GS/SEECT.

Modelo de Currículo para Especialistas


EDITAL Nº. 025/2021 – GS/SEECT - Seleção de equipes escolares

EDITAL Nº. 025/2021 – GS/SEECT

PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL O GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, institui normas relativas à realização do PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, considerando a realização, no ano letivo de 2021, de processos seletivos mediante critérios, condições e cronograma estabelecidos neste edital.

EDITAL Nº. 026/2021 – GS/SEECT - Seleção de Especialistas

EDITAL No. 026/2021 – GS/SEECT

SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS/PESQUISADORES PARA O PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL O GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA, por intermédio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia, institui normas relativas considerando a realização da SELEÇÃO DE ESPECIALISTAS/PESQUISADORES(AS) PARA O PROGRAMA CELSO FURTADO DE INOVAÇÃO EDUCACIONAL E DESENVOLVIMENTO REGIONAL, no ano letivo de 2021, mediante critérios, condições e cronograma estabelecidos neste edital.

Lançamento e Evento OnLine - 26/07 10:00

Informações sobre o Desafio de 2020

O Desafio Celso Furtado, lançado em 2020, surgiu como uma ação da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT-PB), vinculada ao "Ano Celso Furtado", instituído pela Lei nº 11.505/2019, para celebrar o centenário do intelectual paraibano. Furtado é considerado um dos pensadores mais importantes do século XX, e seu legado repercute nos dias atuais.

Desse modo, estudantes e professores da Rede Estadual de Educação tiveram a oportunidade de conhecer a vida, o pensamento e a obra de Celso Furtado, utilizando ideias e conceitos desenvolvidos por Furtado para melhor compreender o contexto local e suas problemáticas. A partir da pesquisa, do estudo e da análise de cada realidade singular e própria, as equipes escolares puderam propor soluções baseadas em tecnologias sociais que primavam pela viabilidade, eficiência e legitimidade dentro do contexto analisado.

Em 2020, tivemos 212 projetos enviados nas três Trilhas de Conhecimento dispostas, número que indica a mobilização de quase 1.300 estudantes da Rede Estadual de Educação em torno da vida e obra do economista paraibano. Ao final do processo, tivemos 06 equipes vencedoras do Desafio, tendo sido contempladas 02 equipes em cada uma das três Trilhas do Conhecimento: Bem-Estar Socioambiental; Desenvolvimento Regional Sustentável e Instituições Eficazes.

Acesse o link para os dados e informações do Desafio em 2020

Sobre o Programa Celso Furtado de Inovação Educacional e Desenvolvimento Regional

Criação / Norma / Missão

O Programa Celso Furtado, instituído pela Medida Provisória n.300, de 14 de julho de 2021, nasce com a missão de consolidar a atualidade do pensamento de Celso Furtado em consonância com a Agenda 2030, da ONU, com o intuito de estimular o interesse de alunos e professores a desenvolverem pesquisas voltadas à melhoria do contexto em que vivem.

Com os resultados positivos alcançados a partir da experiência inicial do Desafio Celso Furtado, o Programa se coloca como um instrumento para proporcionar às unidades escolares da Rede Estadual de Educação um aprofundamento na obra do economista paraibano, bem como fomentar o protagonismo juvenil por meio de ações pautadas no desenvolvimento regional, integrando escola, instituições de ensino superior e a comunidade local, de maneira ética e sustentável.

A Proposta / O objetivo

A proposta do Programa é incentivar a criação de projetos capazes de dialogar com os elementos históricos e econômicos que perpassam a realidade brasileira, tão bem trabalhada nas obras de Furtado, com a Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS, proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Podem participar...

Podem participar do Programa professores e estudantes das unidades escolares da Rede Estadual de Educação da Paraíba, particularmente, os estudantes matriculados nos anos finais do Ensino Fundamental (8º e 9º anos), nas três séries do Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (ciclos IV, V e VI).

Definições / Etapas / Trilhas

O Desafio do Programa Celso Furtado é uma maratona desenvolvida em duas etapas:
1 - A primeira é a etapa escolar, na qual as equipes são orientadas a construírem seus projetos vinculados às Trilhas de Conhecimento definidas pelo Programa;
2 - A segunda etapa é a estadual, na qual as equipes que tiveram os projetos mais bem avaliados, com base em critérios previamente estabelecidos em edital, deverão submeter o Relatório e apresentar sua proposta em vídeo (Pitch). Essa etapa definirá as equipes vencedoras.

As trilhas Bem-Estar Socioambiental, Desenvolvimento Regional Sustentável e Instituições Eficazes agrupam os ODS e direcionam as equipes a observarem as problemáticas locais, e, assim, propor soluções relevantes conectando o pensamento de Celso Furtado à Agenda 2030.


As Equipes

As equipes inscritas no Desafio do Programa Celso Furtado contam com uma equipe de Especialistas que estarão disponíveis para prestar consultoria e auxiliar durante a etapa escolar, principalmente, no processo de elaboração do plano de implementação.

E-mail: programacelsofurtado@see.pb.gov.br

Os Vencedores e as iniciativas

Os vencedores terão o prazo de um ano para executarem seus projetos e contarão com bolsa de incentivo a pesquisa financiadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa da Paraíba (FAPESQ/PB). Na edição de 2020, 6 equipes foram premiadas. Além do incentivo financeiro, o Programa oferece apoio pedagógico para o desenvolvimento dos projetos vencedores.

Agenda / Cronograma

Celso Furtado

Quem foi Celso Furtado?

Nascido na cidade de Pombal, na Paraíba, em 26 de julho de 1920, Celso Monteiro Furtado tornou-se um dos principais teóricos do pensamento socioeconômico do Brasil e da América Latina. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Doutor em Economia pela Universidade de Paris (Sorbonne), dedicou sua vida acadêmica e profissional a desenvolver estudos comprometidos com a transformação social de países subdesenvolvidos.

Sua atuação e contribuição:

Um intelectual e homem público de ação, pautou sua trajetória com extremo comprometimento social e político, tem em sua trajetória a idealização da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), assumiu o cargo de ministro em duas ocasiões, no governo João Goulart (1961-1964), como ministro do Planejamento, e no governo de José Sarney (1985-1988), como ministro da Cultura. Foi também um dos diretores da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL), em 1949 e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), em 1953.

Lecionou nas universidades Sorbonne (Paris), Washington (EUA), Columbia (EUA) e Cambridge (Inglaterra). Escreveu livros importantes, como Formação Econômica do Brasil (1959), Desenvolvimento e Subdesenvolvimento (1961), O mito do desenvolvimento econômico (1974), Criatividade e Dependência (1978), e A fantasia desfeita (1985), dentre outras obras que procuram enfatizar os fatores sociais e políticos presentes na mecânica do subdesenvolvimento.

Furtado morreu aos 84 anos, no ano de 2004, deixando para o mundo uma extensa obra sobre a história do pensamento econômico moderno, do Brasil e América Latina.

Material de Apoio

LIVROS

Filmografia Sugerida

Roda Viva | Especial Celso Furtado | 25/07/2020

A TV Cultura presta tributo a um dos mais importantes intelectuais brasileiros: o economista Celso Furtado. Ex-ministro de dois governos, embaixador e autor de mais de 30 livros, ele completaria 100 anos em 26 de julho de 2020. Para homenageá-lo, a emissora exibe uma edição especial do Roda Viva realizado em 1987 com Furtado.

#RodaViva

O Longo Amanhecer - Cinebiografia de Celso Furtado

Exibição do filme seguida de debate com o diretor. Esta atividade é uma parceria do Soy Loco por Ti América Cineclube com o "Curso Livre Celso Furtado", organizado pelo Núcleo Multidisciplinar Celso Furtado do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPB, criado em razão do centenário do nascimento de Celso Furtado.

DOCUMENTÁRIO - CELSO FURTADO - 2020

Parcerias

Contato / Dúvidas

Giovania de Andrade Lacerda Lira

Luiza Iolanda Pegado Cortez de Oliveira

ONU