Conta Institucional
Solicitar Email
Não encontrou seu e-mail?
Fale conosco!
Prazo para criação: 5 dias úteis
Onde vou receber a resposta? No painel do STATUS abaixo.
Restaurar Senha do Email Institucional
Se você esqueceu a senha do seu e-mail institucional, pedimos que insira alguns dados nesse formulário e o retornaremos o quanto antes.
Prazo para a restauração: 2 dias úteis
Onde vou receber a resposta? No painel do STATUS abaixo.
Ainda tem dúvidas ou teve problema com seu e-mail institucional?
Clique aqui para saber como falar com o atendimento das Gerências Regionais sobre isso.
Clique aqui para saber como falar com o atendimento das Gerências Regionais sobre isso.
Status de Reclamação
Aguarde carregar os painéis de status abaixo
Orientações
TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE A GESTÃO DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM
Já tenho uma conta institucional antiga, posso aproveitar este e-mail e a conta, ou somente o novo e-mail criado?
A SEECT-PB criou um novo e-mail institucional para todos os professores e alunos da rede para as ações do período de Regime Especial de Ensino, por isso tanto professores quanto alunos foram adicionados em salas através do email novo. . Nada impede que um professor seja novamente inserido em suas salas através do email antigo, mas recomenda-se que este professor saia das salas com a conta não utilizada.
Já tenho turmas com aulas e atividades do google classroom, preciso fazer ou inscrever os alunos e turmas outra vez?
As salas oficiais do Regime Especial de Ensino foram criadas pela SEECT-PB. Todas as atividades relacionadas a este Regime precisam estar dentro das salas oficiais. Neste caso é necessário apenas migrar as atividades e continuar o trabalho. A propósito, as salas oficiais já tem todos os alunos e professores com seus e-mails institucionais.
Já existe um e-mail institucional da escola que aparece no google classroom, mas as escolas ainda não têm senha de acesso?
Este e-mail institucional da escola que aparece nas turmas foi criado exclusivamente para a criação das turmas, neste caso só quem terá acesso a ele será a equipe da SEECT, responsável pela criação das salas Google Classroom.
A gestão e a coordenação da minha escola não tem acesso às salas de aula da nossa escola. O que devemos fazer?
Primeiro a gestão e a coordenação devem solicitar o seu e-mail institucional no site Paraíba Educa, quando receber o e-mail institucional escola pode preencher o formulário em ENVIAR ERRO e solicitar a inserção nas salas da sua escola. Vale ressaltar que os novos emails criados para gestores e equipe pedagógica já serão adicionados nas salas automaticamente. Além disso vale ressaltar que qualquer usuário com perfil de professores já cadastrado nas salas pode adicionar outros professores, gestores ou outro usuários da coordenação, desde que tenha Deus e-mails institucionais.
Os professores das salas podem inserir a gestão ou a coordenação nas suas salas?
Gestão ou a Coordenação pode solicitar aos professores da escola que os adicionem como novos professores das salas de aula do Google Classroom, contato que este número de professores não ultrapasse 20 professores, que é o número máximo de professores para uma sala de aula Google .
A gestão ou coordenação pode criar um módulo extra para adicionar informativos para pais e/ou alunos?
Pelo layout da Sala de Aula Google os informativos devem ser postados no Mural da Sala de Aula para ficarem visíveis para os alunos quando entrarem na sala.
Minha escola já tem uma sala de aula google, podemos continuar nela?
Não. A orientação da SEECT-PB é que os professores migrem o material da sala de aula existente para a nova sala de aula da escola seguindo as orientações do Plano de Gestão Pedagógico da escola e os Guias de Orientação Pedagógicos, onde já está organizada a agenda de postagem de atividades..
Toda semana todas as disciplinas das mesmas aéreas devem postar as atividades? Ou pode ser alternado? Como será definido esta postagem das atividades na sala de aula google?
Não. Existe uma organização predeterminada pela SEECT e esta agenda de envio de atividades precisa ser seguida à risca. Esta agenda está disponível no Plano de Estratégias de cada etapa de ensino, presente nos Guias de Orientação Pedagógicos (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca)
O roteiro deve ser feito com atividades para cada dia da semana ou pode ser apenas para o dia de sua área?
As atividades inseridas nos roteiros de estudos sistematizados deverão respeitar as orientações presentes no Plano de Estratégias de cada etapa de ensino, elaborados pela SEECT e disponíveis nos Guias de Orientação (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca)
Tire suas dúvidas sobre alocação de professores
Como a gestão pedagógica e os professores devem manter organizados as suas salas google classroom?
A organização das salas é muito importante para que os alunos não tenham dificuldades de encontrar suas atividades. Para isso recomenda-se usar a publicação das atividades em tópicos. Neste caso os tópicos podem ser as disciplinas, assim as atividades de matemática ficam separadas das de português por exemplo. Na formação foi apresentado esta função claramente, mas mesmo assim é muito intuitivo durante a publicação de uma atividade na sala de aula Google Classroom.
Quantos professores podem estar em cada turma?
Cada sala de aula virtual Google poderá conter até 20 professores ao mesmo tempo.
Os professores da escola não estão em todas as suas turmas no google classroom. O que devemos fazer?
Se o professor ainda não está com sua sala de aula, ele pode solicitar a algum colega professor ou gestores da escola que já estejam na mesma turmas para que o adicione como novo professor da turma. Para isso é necessário ter um e-mail institucional.
Mudei de escola e contínuo inserido nas salas da antiga unidade, o que devo fazer?
O professor que mudar de escola e ainda estiver com turmas da escola anterior deve sair das turmas das quais não é mais professor e solicitar a gestão e aos professores da nova escola para o adicionarem como professor na suas turmas atuais.
Quem tem duas matrículas como receberá suas turmas?
As turmas foram atribuídas numa única conta institucional do professor conforme a registro dele no Sistema Saber, então o professor que lecione em duas ou mais escolas ou tenha mais de uma matrícula receberá em sua sala virtual todas as suas turmas do Sistema Saber.
Quem leciona em duas ou mais escolas qual procedimento?
O professor receberá em sua sala de aula virtual as mesmas turmas físicas as quais ele leciona. Como pontuado anteriormente, caso esteja faltando alguma turma em seu Google Sala de aula o professor poderá solicitar a gestão ou a algum colega que o adicione como professor.
Devo colocar algo no google sala de aula antes de meus alunos entrarem?
A inserção dos materiais nas salas de aula deverão ser organizadas a partir do planejamento pedagógico da escola, considerando os Eixos Norteadores e a Agenda Semanal indicada pela SEECT e disponíveis nos Guias de Orientação (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca).
O que devo postar no google sala de aula com meus alunos?
A SEECT elaborou Guias de Orientações Pedagógicas para cada etapa de ensino. (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca). Estes guias apresentam informações como os temas que devem ser abordados nas aulas e agenda semanal de envio de atividades aos estudantes. Assim, esse material deve nortear o planejamento dos professores e a organização de toda a estratégia a ser utilizada pelas escolas durante o regime especial de ensino.
Quais recursos podem ser postados no google sala de aula para minhas aulas com meus alunos?
O Google Sala de Aula permite a postagem de materiais de natureza diversa, como vídeos, textos, podcasts, imagens... qualquer material que está disponível na internet pode ser inserido na sua sala virtual da plataforma pela inserção de um link. Portanto, as possibilidades para o uso de recursos são ilimitadas. Contudo, é importante que o professor esteja atento às normas relacionadas aos direitos de autor e licenças de compartilhamento de conteúdos digitais.
Tenho um projeto extracurricular na escola, posso criar uma sala exclusiva para este trabalho?
Não. Todas as atividades deverão ser realizadas na sala de aula virtual de cada turma, criadas pela SEECT.
Tire suas dúvidas sobre a alocação de alunos
Alguns estudantes estão em salas de aula erradas. O que devemos fazer?
Qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas podem adicionar os alunos que faltam. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes alunos.
Outra alternativa é distribuir os códigos das salas para estes alunos terem acesso. Para isso os alunos devem estar logados em suas contas institucionais. Assim, os alunos serão convidados para estas salas. Após as alterações, aqueles que estiverem em salas erradas podem sair ou os professores podem excluir da lista os alunos que não fazem parte da turma.
Quem cria a sala de aula virtual dos estudantes?
As Salas de Aula no Google Classroom são criadas pela SEECT-PB. Os professores encontram estas salas estando logado no e-mail institucional que foi criado pela SEECT-PB. Eventualmente a SEECT-PB irá criar novas salas decorrentes de erros pontuais que estão sendo coletados no formulário em ENVIAR ERRO.
Quem vai inserir os estudantes nas novas turmas criadas do google classroom?
Após receber a notificação de erro através do formulário em ENVIAR ERRO, a SEECT-PB irá criar a sala Google Classroom com todos os alunos matriculados no SABER, ou seja, através dos e-mails institucionais dos estudantes.
O estudante da minha escola está cadastrado em outra escola? Como devemos proceder?
Qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas podem adicionar os alunos que faltam. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes alunos.
Outra alternativa é distribuir os códigos das salas para estes alunos terem acesso. Para isso os alunos devem estar logados em suas contas institucionais. Assim, os alunos serão convidados para estas salas.
Após as alterações, aqueles que estiverem em salas erradas podem sair ou os professores podem excluir da lista os alunos que não fazem parte da turma.
O que fazer para os alunos que não conseguiram de jeito algum o email institucional? Eles estão perdendo as atividades, qual o direcionamento?
A única maneira de corrigir um erro com o email institucional do aluno é através do botão de reclamação no Guia do Aluno. Assim que ele acessar terá acesso a todas as atividades e vídeos já postados o que facilita nestes casos. A medida em que o estudante entrar na sala de aula correta ele terá um tempo estimado pelo professor para colocar suas atividades em dia. O tempo que ele permaneceu fora da sala não acarretará em prejuízos avaliativos.
Os alunos que não conseguiram o e-mail institucional podem usar o código da sala de aula para entrar?
Não. Neste caso é impossível que um email de fora do nosso domínio acesse as salas. Contudo o código da sala pode ser útil para acessar sua sala estando logado no e-mail institucional.
Estou dentro da sala com uma conta não institucional. Serei penalizado?
Não. Contudo você deve sair da sala com está conta particular e passar a usar sua conta institucional. Esse procedimento é mais seguro e o professor tem informações mais claras sobre você. Além disso, sua conta institucional é ilimitada e para sempre.
No ambiente google classroom de um professor está faltando uma ou mais turmas, como a escola deve proceder?
A escola deve simplesmente providenciar a inscrição desde professor nas turmas que são dele. Para isso, qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas pode adicionar este professor que está fora. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes professores.
Na minha escola está faltando criar uma ou mais turmas. A quem devo solicitar a criação destas novas turmas?
A escola irá preencher o formulário em ENVIAR ERRO para que a equipe da SEECT-PB possa criar a nova sala de aula e inserir os estudantes nela. Também serão adicionados os professores desta turma. A base de dados de referência será sempre o SABER.
Tire suas dúvidas sobre o regime especial de ensino
As aulas remotas substituem as aulas presenciais?
Não. Segundo orientações do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB) em sua resolução 120/2020, as aulas remotas deverão ter caráter complementar às atividades presenciais, que serão retomadas quando o isolamento social devido à pandemia do COVID-19 cessar. As atividades realizadas nesse período poderão ter suas horas computada para o cumprimento de parte da carga horária anual prevista na legislação em vigor.