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ORIENTAÇÕES

TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE A GESTÃO DAS SALAS NO GOOGLE CLASSROOM

Já tenho uma conta institucional antiga, posso aproveitar este e-mail e a conta, ou somente o novo e-mail criado?

A SEECT-PB criou um novo e-mail institucional para todos os professores e alunos da rede para as ações do período de Regime Especial de Ensino, por isso tanto professores quanto alunos foram adicionados em salas através do email novo. . Nada impede que um professor seja novamente inserido em suas salas através do email antigo, mas recomenda-se que este professor saia das salas com a conta não utilizada.

Já tenho turmas com aulas e atividades do google classroom, preciso fazer ou inscrever os alunos e turmas outra vez?

As salas oficiais do Regime Especial de Ensino foram criadas pela SEECT-PB. Todas as atividades relacionadas a este Regime precisam estar dentro das salas oficiais. Neste caso é necessário apenas migrar as atividades e continuar o trabalho. A propósito, as salas oficiais já tem todos os alunos e professores com seus e-mails institucionais.

Já existe um e-mail institucional da escola que aparece no google classroom, mas as escolas ainda não têm senha de acesso?

Este e-mail institucional da escola que aparece nas turmas foi criado exclusivamente para a criação das turmas, neste caso só quem terá acesso a ele será a equipe da SEECT, responsável pela criação das salas Google Classroom.

A gestão e a coordenação da minha escola não tem acesso às salas de aula da nossa escola. O que devemos fazer?

Primeiro a gestão e a coordenação devem solicitar o seu e-mail institucional no site Paraíba Educa, quando receber o e-mail institucional escola pode preencher o formulário em ENVIAR ERRO e solicitar a inserção nas salas da sua escola. Vale ressaltar que os novos emails criados para gestores e equipe pedagógica já serão adicionados nas salas automaticamente. Além disso vale ressaltar que qualquer usuário com perfil de professores já cadastrado nas salas pode adicionar outros professores, gestores ou outro usuários da coordenação, desde que tenha Deus e-mails institucionais.

Os professores das salas podem inserir a gestão ou a coordenação nas suas salas?

Gestão ou a Coordenação pode solicitar aos professores da escola que os adicionem como novos professores das salas de aula do Google Classroom, contato que este número de professores não ultrapasse 20 professores, que é o número máximo de professores para uma sala de aula Google .

A gestão ou coordenação pode criar um módulo extra para adicionar informativos para pais e/ou alunos?

Pelo layout da Sala de Aula Google os informativos devem ser postados no Mural da Sala de Aula para ficarem visíveis para os alunos quando entrarem na sala.

Minha escola já tem uma sala de aula google, podemos continuar nela?

Não. A orientação da SEECT-PB é que os professores migrem o material da sala de aula existente para a nova sala de aula da escola seguindo as orientações do Plano de Gestão Pedagógico da escola e os Guias de Orientação Pedagógicos, onde já está organizada a agenda de postagem de atividades..

Toda semana todas as disciplinas das mesmas aéreas devem postar as atividades? Ou pode ser alternado? Como será definido esta postagem das atividades na sala de aula google?

Não. Existe uma organização predeterminada pela SEECT e esta agenda de envio de atividades precisa ser seguida à risca. Esta agenda está disponível no Plano de Estratégias de cada etapa de ensino, presente nos Guias de Orientação Pedagógicos (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca)

O roteiro deve ser feito com atividades para cada dia da semana ou pode ser apenas para o dia de sua área?

As atividades inseridas nos roteiros de estudos sistematizados deverão respeitar as orientações presentes no Plano de Estratégias de cada etapa de ensino, elaborados pela SEECT e disponíveis nos Guias de Orientação (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca)

TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE A ALOCAÇÃO DE PROFESSORES

Como a gestão pedagógica e os professores devem manter organizados as suas salas google classroom?

A organização das salas é muito importante para que os alunos não tenham dificuldades de encontrar suas atividades. Para isso recomenda-se usar a publicação das atividades em tópicos. Neste caso os tópicos podem ser as disciplinas, assim as atividades de matemática ficam separadas das de português por exemplo. Na formação foi apresentado esta função claramente, mas mesmo assim é muito intuitivo durante a publicação de uma atividade na sala de aula Google Classroom.

Quantos professores podem estar em cada turma?

Cada sala de aula virtual Google poderá conter até 20 professores ao mesmo tempo.

Os professores da escola não estão em todas as suas turmas no google classroom. O que devemos fazer?

Se o professor ainda não está com sua sala de aula, ele pode solicitar a algum colega professor ou gestores da escola que já estejam na mesma turmas para que o adicione como novo professor da turma. Para isso é necessário ter um e-mail institucional.

Mudei de escola e contínuo inserido nas salas da antiga unidade, o que devo fazer?

O professor que mudar de escola e ainda estiver com turmas da escola anterior deve sair das turmas das quais não é mais professor e solicitar a gestão e aos professores da nova escola para o adicionarem como professor na suas turmas atuais.

Quem tem duas matrículas como receberá suas turmas?

As turmas foram atribuídas numa única conta institucional do professor conforme a registro dele no Sistema Saber, então o professor que lecione em duas ou mais escolas ou tenha mais de uma matrícula receberá em sua sala virtual todas as suas turmas do Sistema Saber.

Quem leciona em duas ou mais escolas qual procedimento?

O professor receberá em sua sala de aula virtual as mesmas turmas físicas as quais ele leciona. Como pontuado anteriormente, caso esteja faltando alguma turma em seu Google Sala de aula o professor poderá solicitar a gestão ou a algum colega que o adicione como professor.

Devo colocar algo no google sala de aula antes de meus alunos entrarem?

A inserção dos materiais nas salas de aula deverão ser organizadas a partir do planejamento pedagógico da escola, considerando os Eixos Norteadores e a Agenda Semanal indicada pela SEECT e disponíveis nos Guias de Orientação (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca).

O que devo postar no google sala de aula com meus alunos?

A SEECT elaborou Guias de Orientações Pedagógicas para cada etapa de ensino. (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca). Estes guias apresentam informações como os temas que devem ser abordados nas aulas e agenda semanal de envio de atividades aos estudantes. Assim, esse material deve nortear o planejamento dos professores e a organização de toda a estratégia a ser utilizada pelas escolas durante o regime especial de ensino.

Quais recursos podem ser postados no google sala de aula para minhas aulas com meus alunos?

O Google Sala de Aula permite a postagem de materiais de natureza diversa, como vídeos, textos, podcasts, imagens... qualquer material que está disponível na internet pode ser inserido na sua sala virtual da plataforma pela inserção de um link. Portanto, as possibilidades para o uso de recursos são ilimitadas. Contudo, é importante que o professor esteja atento às normas relacionadas aos direitos de autor e licenças de compartilhamento de conteúdos digitais.

Tenho um projeto extracurricular na escola, posso criar uma sala exclusiva para este trabalho?

Não. Todas as atividades deverão ser realizadas na sala de aula virtual de cada turma, criadas pela SEECT.

TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE A ALOCAÇÃO DE ALUNOS

Alguns estudantes estão em salas de aula erradas. O que devemos fazer?

Qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas podem adicionar os alunos que faltam. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes alunos.

Outra alternativa é distribuir os códigos das salas para estes alunos terem acesso. Para isso os alunos devem estar logados em suas contas institucionais. Assim, os alunos serão convidados para estas salas. Após as alterações, aqueles que estiverem em salas erradas podem sair ou os professores podem excluir da lista os alunos que não fazem parte da turma.

Quem cria a sala de aula virtual dos estudantes?

As Salas de Aula no Google Classroom são criadas pela SEECT-PB. Os professores encontram estas salas estando logado no e-mail institucional que foi criado pela SEECT-PB. Eventualmente a SEECT-PB irá criar novas salas decorrentes de erros pontuais que estão sendo coletados no formulário em ENVIAR ERRO.

Quem vai inserir os estudantes nas novas turmas criadas do google classroom?

Após receber a notificação de erro através do formulário em ENVIAR ERRO, a SEECT-PB irá criar a sala Google Classroom com todos os alunos matriculados no SABER, ou seja, através dos e-mails institucionais dos estudantes.

O estudante da minha escola está cadastrado em outra escola? Como devemos proceder?

Qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas podem adicionar os alunos que faltam. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes alunos.

Outra alternativa é distribuir os códigos das salas para estes alunos terem acesso. Para isso os alunos devem estar logados em suas contas institucionais. Assim, os alunos serão convidados para estas salas.

Após as alterações, aqueles que estiverem em salas erradas podem sair ou os professores podem excluir da lista os alunos que não fazem parte da turma.

O que fazer para os alunos que não conseguiram de jeito algum o email institucional? Eles estão perdendo as atividades, qual o direcionamento?

A única maneira de corrigir um erro com o email institucional do aluno é através do botão de reclamação no Guia do Aluno. Assim que ele acessar terá acesso a todas as atividades e vídeos já postados o que facilita nestes casos. A medida em que o estudante entrar na sala de aula correta ele terá um tempo estimado pelo professor para colocar suas atividades em dia. O tempo que ele permaneceu fora da sala não acarretará em prejuízos avaliativos.

Os alunos que não conseguiram o e-mail institucional podem usar o código da sala de aula para entrar?

Não. Neste caso é impossível que um email de fora do nosso domínio acesse as salas. Contudo o código da sala pode ser útil para acessar sua sala estando logado no e-mail institucional.

Estou dentro da sala com uma conta não institucional. Serei penalizado?

Não. Contudo você deve sair da sala com está conta particular e passar a usar sua conta institucional. Esse procedimento é mais seguro e o professor tem informações mais claras sobre você. Além disso, sua conta institucional é ilimitada e para sempre.

No ambiente google classroom de um professor está faltando uma ou mais turmas, como a escola deve proceder?

A escola deve simplesmente providenciar a inscrição desde professor nas turmas que são dele. Para isso, qualquer gestor pedagógico ou professores que esteja cadastrado nas salas pode adicionar este professor que está fora. Para isso será necessário saber os e-mails institucionais destes professores.

Na minha escola está faltando criar uma ou mais turmas. A quem devo solicitar a criação destas novas turmas?

A escola irá preencher o formulário em ENVIAR ERRO para que a equipe da SEECT-PB possa criar a nova sala de aula e inserir os estudantes nela. Também serão adicionados os professores desta turma. A base de dados de referência será sempre o SABER.

TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE O REGIME ESPECIAL DE ENSINO

As aulas remotas substituem as aulas presenciais?

Não. Segundo orientações do Conselho Estadual de Educação da Paraíba (CEE-PB) em sua resolução 120/2020, as aulas remotas deverão ter caráter complementar às atividades presenciais, que serão retomadas quando o isolamento social devido à pandemia do COVID-19 cessar. As atividades realizadas nesse período poderão ter suas horas computada para o cumprimento de parte da carga horária anual prevista na legislação em vigor.

Em que tipo de atividade devo focar durante o regime especial via google sala de aula?

Os professores devem evitar postar atividades ligadas ao conteudismo e sim, atividades ligadas ao desenvolvimento de novas habilidades e competências dos alunos. Estas atividades devem estar alinhadas aos eixos e temas propostos pela SEECT em seus Guias de Orientação.

(Navegar no ambiente virtual abre possibilidades diferentes daquelas executadas presencialmente, e essa é uma oportunidade para explorar o desenvolvimento de outras habilidades nos estudantes. Saiba mais sobre esse tópico lendo a atividade 5 do módulo 2 da formação para uso do Google Sala de Aula, oferecida pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba (SEECT-PB) aos professores da rede estadual.)

Como serão trabalhadas a atividade extra curriculares bandas ou disciplinas eletivas que fazem parte da grade curricular dos estudantes?

As orientações sobre o desenvolvimento de atividades extra curriculares e disciplinas eletivas serão disponibilizadas em breve pela SEECT. Mais informações nos Guias de Orientações Pedagógicas para cada etapa de ensino. (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca).

Como serão trabalhadas a base técnica e as disciplinas da escola cidadã? Elas devem seguir alguma metodologia diferenciada ou a mesma metodologia das demais disciplinas?

As atividades desenvolvidas em todas as disciplinas deverão considerar os Eixos Norteadores e a Agenda Semanal elaborada pela SEECT e disponíveis nos Guias de Orientação (acessar: https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca).

TIRE SUAS DÍVIDAS SOBRE O SUPORTE TÉCNICO

Não consigo gerar meu e-mail institucional, o que devo fazer?

Para gerar o e-mail institucional foram utilizados dados já registrados na SEECT. Em razão disto, erros pré-existentes podem ocasionar falha na geração do e-mail institucional. Inicialmente você poderá estar com um erro no cadastro de sua data de nascimento dentro do Portal do Servidor, para verificar acesse sua conta neste portal (no mesmo site onde você busca o contracheque) e verifique em seus dados pessoais sua data de nascimento. Se ela estiver incorreta você deverá utilizar os dados que estão lá para acessar o seu e-mail institucional, posteriormente procure o órgão necessário para fazer a correção.

No caso de sua data de nascimento estar correta no Portal do Servidor você deverá fazer a reclamação do e-mail no formulário inserido no Guia Rápido do Professores (https://sites.google.com/see.pb.gov.br/prof-seect-pb). A equipe gestora e pedagógica também podem solicitar um e-mail institucional no link da página inicial deste site.

O que fazer se minha dúvida não foi respondida aqui?

Caso sua dúvida não foi respondida, você poderá enviá-la pelas formulários disponibilizados na seção Central de Ajuda da plataforma Paraíba Educa (https://sites.google.com/prod/see.pb.gov.br/pbeduca).

Posso compartilhar o link das salas do google classroom para gestores, coordenadores, técnicos, professores e/ou estudantes?

Sim. Ao compartilhar os códigos das salas para gestores, coordenadores, técnicos, professores e/ou estudantes, desde que estes estejam logados em suas contas institucionais.

FORMAÇÃO

Como e quando será a formação?

O curso de formação funciona de forma aberta sem delimitação exata de prazos ou burocracia para sua finalização. O cursista precisa cumprir o material que soma um total de 20h de atividades virtuais, no que tange a quanto tempo ele irá levar até o seu término irá depender da sua própria dedicação. Orientamos, porém, que a formação seja feita o mais rápido possível, para que o fluxo de acompanhamento aos estudantes de toda a rede seja o mesmo. Alertamos também que o período é restrito para concluir as atividades. Para mais informações acesse http://bit.ly/curisistaseadpbtec

Por que devo fazer essa formação?

O momento de isolamento social imposto pela pandemia da COVID-19 torna oportuna a aprendizagem de novos formatos para a mediação do ensino. Mas será que o valor deste curso se limita ao período de quarentena? Certamente não. A aprendizagem remota e utilização de ferramentas digitais é uma realidade cada vez mais presente na educação. Aprender a respeito e entender como essas ferramentas podem ser poderosas aliadas no processo de ensino aprendizagem é, mais do que uma opção, um dever de todo bom professor. Portanto, aproveite esta oportunidade para aprender e crescer profissionalmente.

Como terei acesso à formação?

A partir do dia 20 de abril de 2020, os professores da rede estadual poderão acessar o site criado pela SEECT-PB para apoiar o Regime Especial de Ensino, o PB EDUCA. Lá, os docentes podem acessar o seu e-mail institucional. Por meio dessa conta, podem acessar o Google Sala de Aula, onde já estarão inseridos em uma das turmas de formação. Feito isso, é só acessar a aba 'Atividades' e seguir as instruções para a realização do curso.

Uma outra forma alternativa para ingressar automaticamente em uma sala de formação, seja professor, gestor ou da equipe pedagógica, é através dos códigos da sua sala. Acesse http://bit.ly/curisistaseadpbtec para localizar o código da sua sala.

Como faço para acessar o google classroom?

Antes de tudo é necessário estar logado na sua conta institucional. A partir daí você acessa classroom.google.com e pode observar imediatamente suas salas. No celular você pode baixar o APP Google Classroom na sua loja de aplicativos e ter acesso as suas salas rapidamente.

Pelo computador, acesse o video tutorial a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=nd1p3_69_ps

Pelo celular, acesse o video tutorial a seguir: https://www.youtube.com/watch?v=lOoUrmWZkxY

As atividades vem por e-mail para os professores?

Não, todo o acesso às atividades do Google Classroom serão encontradas dentro da própria plataforma. Observar o menu ATIVIDADES para localizar todas em um mesmo ambiente.

Os cursistas que ainda estão fazendo a formação com o e-mail particular podem continuar fazendo a formação com este e-mail ou terão que reiniciar a formação?

Se o cursista iniciou o curso, ele poderá concluir no e-mail pelo qual ele iniciou a formação e não haverá nenhum problema, mas se ele não iniciou ele terá que acessar a sala pelo código através do e-mail institucional.

Já tenho e-mail institucional e não estou em nenhuma turma de formação. O que fazer?

Para ingressar automaticamente em uma sala de formação, seja professor, gestor ou da equipe pedagógica, será necessário buscar um dos códigos da sua sala. Acesse http://bit.ly/curisistaseadpbtec para localizar o código da sua sala. Lá já tem um tutorial explicativo sobre isso.

Cursar essa formação é diminuir o papel presencial do professor?

De maneira alguma. A insistente pergunta pode incomodá-lo cada vez mais: as novas tecnologias vão substituir o papel do professor? Obviamente que não. No entanto, é necessário entender que essa função está mudando rapidamente devido aos avanços da era digital. Como professores, devemos reconhecer essas transformações e aprender sobre como inovar e usar a tecnologia como uma poderosa aliada.

Que apoio terei durante a realização do curso?

A formação oferecida é do tipo MOOC, do inglês "Massive Open Online Course", que traduzido seria um Curso Online Massivo e Aberto. Em outras palavras, um curso nesses moldes indica que o próprio cursista é quem determina o ritmo de sua aprendizagem, bem como sana suas próprias dúvidas através de guias e orientações disponíveis na plataforma. Entretanto, pensando em oferecer suporte aos professores da rede, a SEECT-PB contratou 100 tutores para mediar o processo formativo que acontecerá durante esse período. Esses tutores atuarão como facilitadores do curso, tirando dúvidas gerais que persistam mesmo após a leitura dos guias e fornecendo feedback as atividades realizadas.

O que significam os termos 'atribuído', 'entregue', 'devolvido com ou sem nota' nas minhas atividades do google sala de aula?

● Atribuídos: trabalhos que os alunos precisam entregar, incluindo trabalhos pendentes ou não enviados.

● Entregues: trabalhos que os alunos entregaram e será avaliado pelo tutor.

● Devolvidos com nota ou sem nota: trabalhos que o tutor corrigiu e devolveu ao cursista com ou sem nota.

Qual será a função do tutor nesta formação?

Será a função de facilitação. Na prática, os tutores atuarão em duas frentes: devolução/orientação de atividades e "tira-dúvidas". Ambas as funções serão realizadas por meio da plataforma Google Sala de Aula. As atividades realizadas pelos professores cursistas irão ser analisadas pelos tutores e deverão ser "devolvidas" no prazo de 24h. Já as dúvidas durante a realização das atividades deverão ser postadas pelos cursistas no Fórum de Dúvidas, também dentro da plataforma, e serão retornadas também no mesmo prazo.

O que fazer se minha dúvida não foi respondida aqui?

Os cursistas devem usar a ferramenta de Help Desk dentro da sua sala de formação. Assim o tutor deverá buscar responder suas dúvidas. As dúvidas mais recorrentes serão publicadas no site http://bit.ly/curisistaseadpbtec.

SABER

PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES - SISTEMA SABER

Como fazer meu registro de aulas?

Na Aba Registro de Aulas, no campo destinado a CONTEÚDO, deve ser registrado o que está sendo abordado e/ou bem como eixo ou tema direcionado por parte da SEECT. No campo destinado a ATIVIDADE deve ser registrada uma breve descrição da atividade elaborada pelo professor + texto padrão “Atividade complementar elaborada em consonância com a publicação da Portaria nº 418/2020 SECCT”.

Como fazer meu registro de frequência?

Na Aba Registro de Frequência, inserir "não registrado" para todos os alunos, sejam eles da Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, frequentes ou não nas turmas do Google Classroom, de modo a não prejudicar alunos ausentes ou que por ventura não tenham tido acesso a ferramenta

Como fazer meu registro de avaliação?

Na Aba Registro de Avaliação, para todas as etapas e modalidades de ensino, é importante que o professor fique atento ao envolvimento e a participação dos estudantes nas atividades propostas afim de acompanhar os avanços do alunado, mas no momento, nenhuma pontuação ou conceito deve ser registrado, devendo todos os campos permanecerem em branco até que novos direcionamentos sejam adotados.

O que registrar de 20 a 24/04/2020, pois nessa semana estávamos no curso de formação.

O gestor da escola deve ir na aba calendário escolar e fazer o ajuste tanto para o período de recesso escolar excepcional, que foi de 18/03 a 19/04 como também criar o evento “Planejamento pedagógico e formação” para o período 20 a 24/04/2020. Dessa forma nenhum professor deverá preencher nenhum registro de aula.

A semana de 20 a 24/04/2020 não registrada não atrapalha o recebimento da Bolsa SABER?

Não. Conforme dito no Ofício Circular nº 0010/2020 emitido pelo Secretário, a Portaria nº 0339/2018 será alterada para não prejudicar nenhum professor que estiver executando suas atividades conforme orientações da SEECT.

Quando começar a registrar?

O Regime Especial de Ensino foi iniciado a partir do dia 26 de abril, devendo assim, possuir registro no Sistema Saber de acordo com as orientações supracitadas. Ressaltamos que os professores terão até o dia 10 do seguinte mês para atualizar seus registros de aula e de frequência.

Professores readaptados registram no Saber?

Não. Os professores readaptados deverão realizar apenas seus registros concernentes às funções que exercem atualmente na escola.

Como inserir o Programa Estratégico no Sistema Saber?

O Programa Estratégico do professor não precisa ser inserido no SABER. Apenas ser entregue à gestão da escola para ciência e arquivamento.

Como registrar as atividades nas turmas de AEE?

Registro de Frequência: ao realizar o registro, deverá ser selecionada a opção “Não Registrado” para todos os alunos.

Registro de Aula: deverá seguir a Orientação Geral.

Criação de turmas com carga horária de atividades complementares

Se faz necessária a criação de turmas com carga horária de atividades complementares no Sistema Saber para preenchimento de registros, bem como as turmas regulares. Como, por exemplo, o treinamento destinado aos professores de Educação Física.

MAPA MENTAL

Criamos um Mapa Mental como ferramenta adicional para melhor visualização e entendimento dos itens listados acima.