Estão abertas as inscrições para o I Seminário Internacional Gira Mundo – Mondragon Unibertsitatea: Contextos e Processos de desenvolvimento e aprendizagem cooperativos, realizado pelo Programa Gira Mundo Professores.


As inscrições podem ser realizadas até terça-feira (08) pelo formulário abaixo.

O Seminário tem como público-alvo professores da Rede Estadual que participam da Formação do Programa Gira Mundo Professores, assim como, as inscrições estão abertas também para Professores da Educação Básica e Ensino Superior, Estudantes de Licenciatura e interessados na temática da Educação Cooperativa.


Participem!

PROGRAMAÇÃO / AGENDA

I SEMINÁRIO INTERNACIONAL GIRA MUNDO.

GiraMundoSeminarioInternacionalProg (1).pdf

Sobre o Programa

O Programa Gira Mundo Professores é uma ação do Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), desenvolvida com o objetivo de ampliar a qualidade da Educação Básica no Estado mediante a formação de professores e gestores da Rede Estadual de Ensino em instituições de ensino superior internacionais com excelência reconhecida em diferentes áreas do conhecimento.

Em 2020, as atividades do Gira Mundo Professores se articulam com as formações remotas desenvolvidas pela SEECT/PB no âmbito do Regime Especial de Ensino, por meio da oferta de cursos de formação continuada, palestras virtuais e ações desenvolvidas pelos professores em suas unidades de trabalho.


Histórico

O programa Gira Mundo Professores teve início em 2016, com o envio de 20 professores para capacitação profissional em áreas de cunho pedagógico na Universidade de Ciências Aplicadas de Hame (HAMK), na Finlândia. Posteriormente, teve sua expansão para mais uma universidade finlandesa, também de Ciências Aplicadas, mas com trabalho mais voltado à área do empreendedorismo educacional, a TAMK; além de uma nova abrangência da proposta formativa, incluindo novas áreas de trabalho, como a parceria com os Kibbutz Lotan e Ketura, em Israel, com temas voltados ao desenvolvimento do semiárido e a Universidade de Mondragon, na Espanha, propondo trabalhos desenvolvidos na área do Cooperativismo Social e Educacional. Até o ano de 2020 foram enviados para capacitação 270 professores, em 16 grupos diferentes.

O programa tem uma forte influência no desenvolvimento educacional da rede, com projetos que, através de suas ações de sucesso, tornaram-se políticas públicas da educação Estadual, como a Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba, que oferece cursos de formação na modalidade da Educação à Distância (EaD), o Centro de Referência em Inovação da Aprendizagem (CRIA), a disciplina Colabore e Inove, o Ouse Criar e diversos outros projetos com grande impacto na rede Estadual de ensino.

EcoCampus at Kibbutz Lotan | Photo by Kibbutz Lotan Center for Creative Ecology

Universidade de Mondragon - Espanha