PROGRAMA

.

PROGRAMA: Festival de Arte e Cultura na Escola - "Arte em Cena"

O Festival de Arte e Cultura na Escola – "Arte em Cena" é uma ação criada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 40.000 de 15 de janeiro de 2020, com o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional.

Na edição de 2022, o Arte em Cena se integra às ações do Ano Cultural Augusto dos Anjos. Com o tema Augusto Presente: Avatares do EU no metaverso criativo, o festival pretende aproximar os estudantes da obra de Augusto dos Anjos, paraibano nascido no Engenho Pau d’Arco, atualmente município de Sapé, consagrado autor da literatura brasileira, patrono da Academia Paraibana de Letras e um dos maiores expoentes da poesia paraibana desde o período pré-modernista.

AUGUSTO PRESENTE: Avatares do EU no metaverso criativo

Inscrições - HOMOLOGAÇÃO - RESULTADO FINAL

Resultado após recursos.

Inscrições - HOMOLOGAÇÃO

Edital Nº 20/2022 – SEECT/FAPESQ/PB (Retificado: 21/07/2022)

Edital Nº 20/2022 – SEECT/FAPESQ/PB (Retificado: 05/07/2022)

ARTE EM CENA 2022 - INSCRIÇÕES - REGULAR, ECIT, ECI

ARTE EM CENA 2022 - INSCRIÇÕES - EJA & SOCIOEDUCAÇÃO

ARTE EM CENA 2022 - INSCRIÇÕES - EDUCAÇÃO EM PRISÕES

Edital Nº 20/2022 – SEECT/FAPESQ/PB

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT, institui, e torna público, as normas relativas à realização do FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA - "ARTE EM CENA", com o tema AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO, considerando a realização, no ano letivo de 2022, de processos seletivos mediante critérios, condições e cronograma (item 11) estabelecidos neste Edital.

DOCUMENTOS

Projeto Escolar Único

Requerimento para interposição de recurso

PROGRAMA: Festival de Arte e Cultura na Escola - "Arte em Cena"

O Festival de Arte e Cultura na Escola – Arte em Cena é uma ação criada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 40.000 de 15 de janeiro de 2020, com o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional.

Central de Ajuda

FAQ - Perguntas Frequentes

Quem pode participar?

Estão aptas a participar do festival AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO todas as escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que ofertam 8º e 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Escolas de Socioeducação e instituições que ofertam Educação em Prisões.

Linguagens artísticas

As linguagens artísticas trabalhadas pelo festival são sete: Artes Visuais, Dança, Fotografia, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro. Este ano, uma novidade: acrescentamos a Fotografia no conjunto de Linguagens Artísticas abarcadas no festival.

Artes visuais: conjunto de artes que representam o mundo real ou imaginário e que têm a visão como principal forma de avaliação e apreensão. A obra pode ser desenvolvida em qualquer mídia física ou virtual na forma de desenho, pintura, xilogravura ou escultura (exceto maquete).

Audiovisual: obra composta por som e imagem que alcança simultaneamente os sentidos da visão e da audição do receptor.

Dança: arte e técnica de acompanhar o ritmo da música com movimentos intencionais ou harmoniosos do corpo (seja de modo convencional ou improvisado).

Fotografia: arte de registro estático de imagens com uma câmara fotográfica, por meio da ação da luz sobre um filme, ou eletronicamente, como sinais digitais que são gravados num chip. Gêneros: documental, conceitual, paisagem e experimental.

Literatura: arte que usa a linguagem escrita como meio de expressão. A escola poderá apresentar seu projeto de produção em verso (poema, repente ou SLAM) ou prosa (conto ou crônica).

Música: arte de usar os sons com intenção estética e expressiva, combinando-os num mesmo todo criativo de ritmo, melodia e harmonia.

Teatro: arte de representar cenicamente a realidade ou de compor representativamente uma ficção.

As comissões

Para planejar, organizar, desenvolver, acompanhar e avaliar o desenvolvimento do festival AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO, foi constituída, na Portaria nº 441 de 01 de abril de 2022, a Comissão para a Coordenação de Implementação e Acompanhamento do Festival Arte em Cena - 2022.

Cada GRE terá uma Comissão Regional para atuar na Etapa Regional, sendo responsável por planejar, desenvolver, acompanhar e avaliar as ações do festival em âmbito Regional, sob a orientação do Articulador Regional.

Na Etapa Regional, será instituída, em cada GRE, uma Comissão Avaliadora composta por membros externos artistas com notório saber, sendo até 2 (dois) por Linguagem Artística, totalizando 14 (quatorze) membros externos para avaliação e seleção das produções que irão representar a Gerência Regional (GRE) na etapa seguinte.

Na Etapa Estadual, será instituída uma Comissão Avaliadora. A Comissão Avaliadora será instituída via Edital específico e publicada em portaria específica pelo Festival de Arte e Cultura na Escola - Arte em Cena.

As comissões de cada etapa do Festival Arte em Cena estarão disponíveis neste site.

A premiação

Todos os participantes da Etapa Estadual serão contemplados com a Certificação de Desenvolvimento de Produção Artística.


Os estudantes aprovados para a Etapa Estadual do festival AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO irão ganhar 1 (um) curso de 20 (vinte) horas referente à linguagem artística na qual o estudante está inscrito.


Todos os estudantes das 16 (dezesseis) propostas vencedoras na Etapa Estadual do festival AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO irão ganhar 1 (um) smartphone, 1 (uma) medalha de participação (Tamarindo de Ouro) e 1 (um) certificado de campeão estadual.


Todas as escolas/instituições das 16 (dezesseis) obras vencedoras do festival AUGUSTO PRESENTE: AVATARES DO EU NO METAVERSO CRIATIVO, irão receber um troféu.

Vídeos sugeridos: Augusto dos Anjos

Augusto dos Anjos - Eu e os Anjos

"Eu e os Anjos" - é um vídeo, uma homenagem àquele que veio de outras eras - com o extraordinário ator Kimura Schettino, feito para ele, pois só ele, um homem do povo, um ator popular, pode "fingir que é dor a dor que deveras sente", como bem disse o poeta Fernando Pessoa. Com depoimentos de Ferreira Gullar, Ledo Ivo, Ivan de Albuquerque e Alexei Bueno, este vídeo-documentário e teatral, expressa sentimentos, brinca com o tempo, atravessa pelos espaços cênicos retratados, conduzindo os nossos personagens através da estética do movimento cinematográfico alemão do expressionismo.

Augusto dos Anjos - Documentário pela TV Senado

Eu, Estranho Personagem, da série Tela Brasil, registra fatos da vida do poeta Augusto dos Anjos, que morreu de pneumonia aos 30 anos de idade, e analisa a única obra que deixou, o livro "Eu". O documentário foi produzido e veiculado na passagem dos 95 anos de morte do poeta, que ocorreu em 12 de novembro de 1914.

Material de Apoio

Aula 01 - Biografia

Conheça o Poeta! Nesta aula apresentamos a biografia detalhada e atualizada de Augusto dos Anjos: de 1884 a 2022.

Professor: Thiago Vieira

Aula 02 - Contexto literário

A história do Eu! Nesta aula traçamos um panorama do contexto literário da obra de Augusto dos Anjos e suas interseções com as escolas literárias.

Professor: Thiago Vieira

Aula 03 - Análise de poemas

Análise de Poemas! Nesta aula examinaremos seis poemas de Augusto dos Anjos (verso a verso), dentre eles: Versos Íntimos e Psicologia de um Vencido.

Professor: Thiago Vieira

E-mail: arteemcena@see.pb.gov.br