PROGRAMA

.

Festival de Arte e Cultura na Escola

Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia lançou nessa sexta-feira (06), pelo canal da Secretaria de Educação no youtube, o edital do Festival de Arte e Cultura na Escola - Arte em Cena 2021, com o tema "Do Engenho para Web: Cliques e Curtidas na vida e obras de José Lins do Rego".

Na edição de 2021, o Arte em Cena se integra às ações do Ano Cultural José Lins do Rego, comemorando os 120 anos de nascimento do escritor paraibano. Com o tema Do Engenho para web: cliques e curtidas na vida e obras de José Lins do Rego, o festival pretende aproximar os estudantes da obra de Zé Lins, autor nascido em Pilar, romancista e jornalista que se destacou nacionalmente com livros baseados em memórias e experiências locais.

Lançamento do Festival Arte em Cena (2021)

DO ENGENHO PARA WEB: Cliques e curtidas na vida e Obras de José Lins do Rego

Lista dos Projetos Selecionados - Resultado Final (Retificado: 22/11/2021)

Lista dos Projetos Selecionados - Resultado Final

Lista dos Projetos Selecionados (Retificado: 08/10/2021)

Lista dos Projetos Selecionados

Homologação - Inscrição - Resultado final

Edital Nº 22/2021 – SEECT/FAPESQ/PB (Retificado: 20/09/2021)

Homologação - Inscrição

Relação das Escolas Estaduais e Linguagens Artísticas inscritas no Festival Arte em Cena 2021: Do engenho para web: cliques e curtidas na vida e obras de José Lins do Rego. Em conformidade com o Edital nº 22/2021 – SEECT/FAPESQ/PB, segue a lista de homologação.

Edital Nº 22/2021 – SEECT/FAPESQ/PB (Retificado: 09/09/2021)

Inscrição - Arte em Cena

ARTE EM CENA 2021 - DO ENGENHO PARA WEB: CLIQUES E CURTIDAS NA VIDA E OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO


INSCRIÇÃO:


- Período: de 06 a 09 de setembro de 2021;

- Dúvidas: Gerência Regional de Educação à qual a escola pertence;

- Inscrição e envio do projeto até as 23h59min do dia 09 de setembro de 2021;

- Homologação: 16 de setembro de 2021 no portal do Paraíba Educa: bit.ly/3s7zhUL.

Edital Nº 22/2021 – SEECT/FAPESQ/PB (Retificado: 30/08/2021)

Homologação - Pré-inscrição

A Comissão do FESTIVAL ARTE EM CENA 2021 - DO ENGENHO PARA WEB: CLIQUES E CURTIDAS NA VIDA E OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO homologa a pré-inscrição das escolas abaixo dispostas, assim como ratifica suas respectivas Comissões Regionais na presente edição.

Pré-inscrição - Arte em Cena

PRÉ-INSCRIÇÃO:


- Período: de 11 a 14 de agosto de 2021;

- Dúvidas: Gerência Regional de Educação à qual a escola pertence;

- Via formulário Google Forms no portal do Paraíba Educa (http://www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca):

- E-mail;

- Escola;

- Município;

- GRE;

- Linguagens Artísticas.

- Homologação: 16 de agosto de 2021 no portal do Paraíba Educa (http://www.paraiba.pb.gov.br/paraibaeduca).

Homologação - Comissão Regional

A Comissão do FESTIVAL ARTE EM CENA 2021 - DO ENGENHO PARA WEB: CLIQUES E CURTIDAS NA VIDA E OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO homologa as Comissões Regionais (dispostas no arquivo) que atuarão na execução da presente edição.

Edital Nº 22/2021 – SEECT/FAPESQ/PB

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba – FAPESQ, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT, institui, e torna público, as normas relativas à realização do FESTIVAL DE ARTE E CULTURA NA ESCOLA - ARTE EM CENA, com o tema DO ENGENHO PARA WEB: CLIQUES E CURTIDAS NA VIDA E OBRAS DE JOSÉ LINS DO REGO, considerando a realização, no ano letivo de 2021, de processos seletivos mediante critérios, condições e cronograma (item 11) estabelecidos neste Edital.

Documentos

(Modelo) Declaração de Originalidade e Ineditismo

(Modelo) Termo de Direito de uso de imagem e voz - Maior de 18

(Modelo) Termo de Direito de uso de imagem e voz - Menor de 18

(Modelo) Termo de cessão de Direitos Autorais

Guia de Orientação - Arte em Cena

Projeto Escolar Único - "Anexo 1"

Requerimento para interposição de recurso

PROGRAMA: Festival de Arte e Cultura na Escola

O Festival de Arte e Cultura na Escola – Arte em Cena é uma ação criada pela Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba – SEECT/PB, regulamentada pelo Decreto Estadual nº 40.000 de 15 de janeiro de 2020, com o objetivo de incentivar o acesso às diversas manifestações no campo da arte, além de sua prática no cotidiano escolar das unidades da Rede Estadual de Ensino, fortalecendo os vínculos culturais e afetivos com a produção artística local e nacional.

Central de Ajuda

FAQ - Perguntas Frequentes

Quem pode participar?

Podem participar do festival todas as escolas da Rede Estadual de Ensino da Paraíba que ofertam o 8º e o 9º anos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e/ou Ciclos IV, V e VI da Educação de Jovens e Adultos.

Linguagens artísticas e etapas do festival

As linguagens artísticas trabalhadas pelo festival são seis: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música, Produção Audiovisual e Teatro. Este ano, duas inovações: nas artes visuais, além de pinturas e desenhos, serão aceitas obras em escultura; já na literatura, além de textos em prosa (conto ou crônica), e em verso (poemas), serão aceitas obras no formato de SLAM, manifestação cultural atualmente em ascensão no panorama cultural brasileiro.

As obras serão desenvolvidas por alunos ou grupos de alunos sob a orientação de um Professor Tutor, e apresentadas em formato de vídeos de duração de 1 (um) a 5 (cinco) minutos. As etapas do festival são três: Etapa Escolar, Etapa Regional e Etapa Estadual.

Na Etapa Escolar, cada unidade de ensino deverá submeter às suas respectivas Gerências Regionais um projeto escolar único explorando de 2 (duas) a 6 (seis) linguagens artísticas, incluindo a indicação dos professores tutores e defesas em formato de vídeo para cada linguagem contemplada pelo projeto.

Na Etapa Regional, haverá a seleção, por parte das Gerências Regionais, dos 6 (seis) projetos escolares que serão desenvolvidos ao longo desta etapa. Seis escolas diferentes irão representar cada Gerência Regional (84 no total), executando as atividades propostas anteriormente em seus projetos escolares.

Na Etapa Estadual, haverá três fases: a primeira, denominada Moagem, é classificatória, e corresponde à avaliação, por parte de uma Comissão Estadual, de todas as 84 (oitenta e quatro) produções da Etapa Regional, selecionando 5 (cinco) propostas por linguagem artística, totalizando 30 (trinta) produções. A segunda fase, também classificatória, denominada Caldeirão, corresponde à votação do público, via Instagram (@arteemcenaoficialpb), das 2 (duas) produções artísticas finalistas em cada linguagem. A terceira fase, eliminatória, denominada Rapadura, corresponde à culminância do Festival Arte em Cena, quando serão escolhidos, também por votação popular, os vencedores de cada linguagem.

As comissões

A Comissão Regional será composta por membros externos, artistas com notório saber, sendo indicados até 2 (dois) por linguagem artística, totalizando 12 (doze) membros externos. Caberá a cada Gerência Regional a constituição de sua Comissão Regional, que será responsável pelo planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações do festival em âmbito regional.

A Comissão Estadual será formada por funcionários em pleno exercício e vinculados à Diretoria Executiva de Desenvolvimento Estudantil (DEDE) e/ou à Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia (SECT), sendo responsável pelo planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações do festival em âmbito estadual.

As comissões de cada etapa do Festival Arte em Cena estarão disponíveis neste site.

A premiação

Todos os participantes das 84 (oitenta e quatro) propostas selecionadas na Etapa Regional vão receber uma Certificação de Desenvolvimento da Proposta Artística. Além dos certificados, os estudantes aprovados para a Etapa Estadual do festival vão ganhar 1 (um) leitor de livros digitais (e-reader). Todos os estudantes das 6 (seis) propostas vencedoras do festival Arte em Cena ganham, além da medalha de participação (Rapadura de Ouro), 1 (um) fone headset bluetooth. As escolas das 6 (seis) propostas vencedoras vão receber o Troféu Arte em Cena.

Lives Temáticas - Arte em Cena

Linguagem Artística: Música Convidado: Dudu Fagundes

Mediador: Thiago Vieira

Linguagem Artística: Audiovisual Convidado: Caio Fernandes

Mediador: Thiago Vieira

Linguagem Artística: Artes Visuais Convidado: Sóstenes Lopes

Mediador: Túlio Antunes

Linguagem Artística: Teatro Convidado: Priscila Cardoso

Mediador: Thiago Vieira

Linguagem Artística: Dança Convidado: Marcone Mastronelly

Mediador: Túlio Antunes

Linguagem Artística: Literatura Convidado: Thiago Germano

Mediador: Thiago Vieira

Material de Apoio

Vídeo aula: José Lins do Rego - Vida e Obras | Professor Thiago Vieira

Vídeo aula introdutória sobre a vida e as obras de José Lins do Rego, com breves resumos dos livros do ciclo da cana-de-açúcar: Menino de engenho, Doidinho, Banguê, Moleque Ricardo (tangente ao ciclo), Usina e Fogo morto. Apresentam-se, ainda, indicações de obras audiovisuais sobre o autor no YouTube. Sem intenção de aprofundamento ou de dar conta de um universo tão vasto e plural, como o de José Lins do Rego, a vídeo aula se dispõe a contextualizar o autor principalmente por suas obras.

Filmografia sugerida: José Lins do Rego

Documentário: "O engenho de Zé Lins"

O longa traça o perfil do escritor paraibano José Lins do Rego, enfocando desde os tempos de sua infância, no ambiente que imortalizaria em romances como "Menino de Engenho", ligados ao ciclo da cana-de-açúcar, até sua maturidade. Ao lado de outras manifestações de sua marcante figura humana, o documentário apresenta o homem solidário e afetivo, o amigo fiel, o amante apaixonado pelas coisas simples da vida e pelo povo. (Fonte: curta!)

Documentário: "O menino e a bagaçeira"

Em 2004, a vida de Sávio foi retratada através do documentário “O Menino e a Bagaceira”, dirigido pelo professor Lúcio Vilar, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O documentário foi exibido no Festival de Cinema de Pernambuco, e foi o grande vencedor, premiado na categoria Vídeo Nordestino, considerado a melhor obra tanto pelo júri quanto pela crítica. (Fonte: Paraíba Criativa)

Agenda / Cronograma

.